CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Semana Europeia da Mobilidade 2020: "Emissões Zero - Mobilidade para todos"

16 de setembro de 2020

A Câmara Municipal de Lisboa vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que se realiza anualmente de 16 a 22 de Setembro, com diversas iniciativas que têm como objectivo promover a mobilidade sustentável na cidade.

Sob o lema Emissões Zero - Mobilidade para todos, esta edição apela à preocupação pelo ambiente e qualidade de vida nas cidades, sensibilizando para a utilização de modos activos de transporte, nomeadamente andar a pé, de bicicleta e trotinetas, sem esquecer os veículos eléctricos e partilhados. O ano de 2020 está marcado pela pandemia COVID-19, que tornou ainda mais evidente a necessidade de repensar a mobilidade nas cidades.

Durante toda a semana, os cidadãos têm à disposição uma variedade de acções gratuitas promovidas em colaboração com várias entidades: passeios de bicicleta e percursos, conferências, actividades para aprender a reparar bicicletas, actividades lúdicas, culturais e de experimentação de modos suaves de transporte, entre outras.

Todas as actividades visam sensibilizar os cidadãos para a mudança de hábitos de locomoção, de forma a construir-se uma cidade mais inclusiva, saudável e segura.

Dia 17 de Setembro entre as 14 e as 15 horas, a Câmara de Lisboa, em parceria com a European Cyclists' Federation, organiza o webinar "Cycling as The New Normal/ A bicicleta como o novo normal", onde se irá discutir o papel da bicicleta na mobilidade do futuro, como solução para cidades mais saudáveis e vividas. A conferência assinala também os 40 anos das conferências Velo-city. Oportunidade para conhecer o plano de cidades como Bremen ou Bruxelas que receberam a conferência no passado, e Lisboa, que organiza o evento em 2021.