CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

DSTGroup e ZET Gallery lançam "Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade"

14 de fevereiro de 2020

O dstgroup e a zet gallery apresentaram o Prémio "Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade", uma iniciativa inovadora em Portugal e que conta com o apoio do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho. Um iniciativa que se destina a afirmar um pensamento estratégico sobre a economia circular, a partir da criação artística contemporânea.

O concurso desafia a criar uma obra de Arte para espaço público a partir de resíduos industriais ou provenientes da construção e demolição de edifícios. O vencedor do prémio será distinguido com um valor pecuniário de 7500 euros e terá a sua criação artística exposta num espaço público, já que os promotores do Prémio "ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE" cederão a mesma à cidade de Braga.

open call, destinada a artistas nacionais e internacionais, está aberta até dia 3 de Abril, data limite para submissão de portfólios e de propostas conceptuais que cumpram os requisitos previstos no regulamento. O prémio aposta num modelo que tem por base a apresentação livre de propostas e não a pré-selecção de autores, com o objectivo de fixar o conceito relacional "Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade" como marca do grupo e da galeria, afirmando uma possibilidade de relações que se estabelecem e se continuarão a estabelecer entre a criação artística, a natureza e a indústria.

No dia 8 de Maio serão anunciadas as três propostas que passam à fase seguinte, terminando a 26 de Junho  o prazo para entrega das maquetes ou projectos 3D das obras a realizar. Pelo meio, está prevista uma visita ao campus do dstgroup, proporcionando aos artistas a possibilidade de avaliarem e seleccionarem os resíduos disponíveis no centro logístico do grupo liderado por José Teixeira para a execução das respectivas criações artísticas. A 21 de Julho será revelado o vencedor do Prémio e, no dia 3 de Outubro, será inaugurada a obra de arte já no seu destino final, isto é, num espaço público da cidade, a acordar entre os promotores do prémio e a Câmara Municipal de Braga.

Um dos factores diferenciadores deste prémio é a constituição do júri que avaliará todas as fases do concurso. Com efeito, trata-se de um júri multidisciplinar, que combina diferentes áreas do saber e sensibilidades e estabelece um cruzamento com outros projectos culturais promovidos pelo dstgroup. A vencedora do Grande Prémio de Literatura dst 2019, Lídia Jorge, é, por exemplo, um dos elementos que integra este júri, composto ainda por João Castro Silva, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e André Rangel, docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Porto, instituições com quem a zet gallery tem desenvolvido projectos comuns. O IB-S (Universidade do Minho), parceiro privilegiado do dstgroup em vários projectos inovadores, integra também o painel de jurados, através do seu director-executivo Tiago Miranda, a que se junta ainda Ricardo Portela, administrador da bysteel fs, empresa do dstgroup.