CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

BPI quer 4 mil milhões de euros em negócio sustentável até 2024

8 de junho de 2022

O BPI apresentou hoje o seu Plano Diretor de Sustentabilidade para o triénio 2022-2024 para ajudar a acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e promover uma sociedade mais inclusiva, consolidando o compromisso do Banco com o desenvolvimento sustentável.

Segundo o BPI, esta visão estratégica de Banca Sustentável assenta em três grandes eixos prioritários - apoiar a transição sustentável das empresas e da sociedade; liderar em impacto social e promover a inclusão social; liderar nas melhores práticas de governação.

Para João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, "este plano representa o fortalecimento do nosso compromisso com as Pessoas, a Sociedade e o Ambiente. Estamos muito conscientes do papel crucial do BPI e da liderança que temos de assumir no apoio à transição das empresas. Em paralelo, e mantendo-nos fiéis ao nosso legado, consideramos também fundamental dar uma atenção particular ao pilar social. É um dever coletivo assegurar que os grupos mais vulneráveis não são prejudicados pelos impactos e custos da transição e que possam ter acesso a condições de vida dignas e a oportunidades de desenvolvimento”.

Apoiar as famílias e as empresas na transicção sustentável

No âmbito do novo Plano Diretor de Sustentabilidade, o BPI pretende atingir a meta de 4 mil milhões de euros em volume de negócios sustentável até 2024. Deste total, o BPI pretende mobilizar 2.000 milhões de euros em financiamento sustentável, através do impulso de novos produtos ESG, assessoria e formação apara apoiar as empresas na transição. Em particular, as iniciativas a desenvolver vão dar atenção aos setores em que a transição terá maior impacto, nomeadamente a agricultura, construção, energia e mobilidade.

Paralelamente, o BPI e o Grupo CaixaBank pretendem reforçar a liderança em operações de financiamento sustentável em Portugal, nomeadamente em matéria de green e social bonds, entre outros instrumentos financeiros com critérios ESG.

No segmento de particulares, o BPI vai apostar no desenvolvimento e comercialização de uma oferta sustentável, com foco na mobilidade e na habitação sustentável.

No domínio do investimento ESG, o Banco prevê gerar um volume de negócios de 2 mil milhões de euros em fundos e seguros desenhados de acordo com critérios de sustentabilidade. A BPI Gestão de Ativos apresentou recentemente os fundos BPI Impacto Clima, os primeiros fundos portugueses que cumprem com os requisitos de transparência do Artigo 9º -considerado o mais exigente- do regulamento de divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros (também conhecido pela sigla inglesa “SFDR”). 

Estas iniciativas são o primeiro passo para se atingir a neutralidade carbónica na carteira de financiamento e investimento até 2050.

Compromisso com a inclusão social e a igualdade de oportunidades

O apoio à sociedade e às pessoas faz parte do ADN do BPI e do Grupo CaixaBank. Como tal, a componente social é um dos eixos prioritários do novo plano, que prevê o apoio a mais de 200 mil pessoas. O investimento BPI | Fundação ”la Caixa” será no mínimo 120 milhões de euros no triénio 2022-2024. A actuação BPI | Fundação ”la Caixa” incide em 4 áreas temáticas: Programas Sociais, Investigação e Inovação em Saúde, Cultura, Educação e Bolsas. 

No domínio da igualdade, o BPI pretende atingir a meta de 43% de mulheres em posições diretivas até 2024. Refira-se que o BPI promove a igualdade remuneratória, desde o momento inicial da admissão dos Colaboradores, que está espelhada na política de contratação. A referida política é transparente e assenta na avaliação com base em critérios objetivos e comuns a diferentes géneros.

O BPI assume igualmente o compromisso de promover uma cultura de responsabilidade que seja referência em governança, adoptando as melhores práticas em sustentabilidade, reporting e práticas comerciais responsáveis e inclusivas.

O Plano Director de Sustentabilidade do BPI é o resultado da auscultação a partes interessadas e reconhece os desafios que Governos, Empresas, Academias de Ensino, Sociedade e Pessoas enfrentam numa perspetiva de longo prazo.

O Plano Diretor de Sustentabilidade BPI 2022-2024 em números:

·4 mil milhões de euros em volume de negócios sustentável até 2024: 2 mil milhões de financiamento para a transição sustentável e 2 mil milhões na gestão de activos.

·43% de mulheres em posições directivas.

·200 mil pessoas apoiadas no âmbito do compromisso social.

- 120 milhões de euros de investimento BPI | Fundação ”la Caixa” para o triénio 2022-2024. 4 áreas de intervenção: Programas Sociais, Investigação e Inovação em Saúde, Cultura, Educação e Bolsas.

- Resposta a 7 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável prioritários: 1 Erradicação da Pobreza; 5 Igualdade de Género; 8 Trabalho Digno e Crescimento Económico; 10 Reduzir Desigualdades; 13 Acção Climática; 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17 Parcerias para a implementação dos objectivos.