CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Sintra e Faculdade de Letras de Lisboa estabelecem parceria para valorização da arqueologia no concelho

23 de julho de 2021

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um contrato a celebrar entre o município e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), para a promoção da Ciência e do Património Arqueológico.

A concretização do contrato irá permitir a “valorização e qualificação da história do concelho e da oferta municipal em termos do respectivo património arqueológico”, pondo ainda em evidência a importância de “preservar a história cultural de Sintra que é o que define a sua identidade” - sublinhou o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta (PS).

O Município de Sintra e a Faculdade de Letras de Lisboa “partilham o projecto de implementar formas consolidadas de cooperação, que satisfaçam simultaneamente os interesses de investigação e ensino da faculdade, mas também os interesses de protecção, conservação e valorização do Património Arqueológico de Sintra, numa perspetiva de qualificação e promoção do desenvolvimento sustentado do concelho”.

 

O Alto da Vigia

O executivo camarário sublina que “o rico e vasto património arqueológico no concelho faz com que Sintra seja um lugar com elevado potencial de exploração cientifica, técnica, cultural e turística”.

Esta oferta é evidenciada pelos locais arqueológicos já conhecidos e, mais recentemente, pelos trabalhos desenvolvidos no Alto da Vigia, em Colares, entre os quais se encontram os altares dedicados ao Sol, à Lua e ao Oceano. O local foi classificado pelo Ministério da Cultura como Sítio de Interesse Público.

Segundo refere a autarquia da Área Metropolitana de Lisboa (AML), “para a concretização dos seus trabalhos, a Câmara Municipal de Sintra dispõe de estrutura e equipa próprias no campo científico e técnico da Arqueologia, sediadas no Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas”. Adiantando também que a “Faculdade de Letras de Lisboa, através da UNIARQ, possui uma reconhecida capacidade científica e técnica no campo na Arqueologia e Património, com importantes realizações e experiências em projectos de investigação, valorização e divulgação de monumentos e sítios arqueológicos”.