CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Setúbal: Cidade do Conhecimento ganha forma

21 de julho de 2020

  O Conselho Consultivo do Plano Estratégico da Cidade do Conhecimento de Setúbal reuniu-se ontem, pela primeira vez, para lançar as bases gerais da implementação deste projecto inovador, para o qual se ambiciona a captação de investimento de âmbito mundial.

O encontro serviu para partilha e debate de ideias e propostas, bem como a discussão das linhas gerais que vão definir a futura Cidade do Conhecimento, projecto do The Pitroda Group LLC, que prevê a edificação de infraestruturas modernas, numa área de 180 hectares na zona do Vale da Rosa, capazes de aglutinar e potenciar a cooperação entre várias entidades com actividade na área da inovação.

As 14 entidades que constituem o Conselho Consultivo reuniram, num encontro que contou com a participação, por teleconferência, do empresário Sam Pitroda, fundador do The Pitroda Group LLC.

 

Cluster de conhecimento, investigação e atracção de investimento...

"A Cidade do Conhecimento vai criar um cluster de conhecimento capaz de atrair investimento de todo o mundo", salientou Sam Pitroda, sublinhando que o projecto é um passo importante e significativo para a modernização dos actuais paradigmas de desenvolvimento económico da região e, consequentemente, do país.

Para Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, parceira no projecto, “a futura Cidade do Conhecimento (...) será algo ‘único no país’ e capaz de reunir experiências que podem ser replicadas noutros territórios".

A Cidade do Conhecimento, idealizada pelo The Pitroda Group LLC, prevista para uma área de 180 hectares no Vale da Rosa, próximo de um importante polo industrial e de serviços do concelho, bem como do campus do Instituto Politécnico de Setúbal, vai ser um local onde pessoas e empresas vão viver, trabalhar, cooperar e inovar em conjunto.

Para este projecto, o empresário e filantropo indiano Sam Pitroda quer construir escritórios, área residencial, hotel, centro de conferências, hospital, escolas e universidades, zonas comerciais, parques de estacionamento, assim como pólos de lazer, arte e cultura.

Além do The Pitroda Group LLC e da Câmara Municipal de Setúbal, o Conselho Consultivo é constituído pelas cinco juntas de freguesia do concelho, Assembleia Municipal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, AICEP Portugal Global, AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa.

Integram ainda o Conselho Consultivo do projecto a BlueBiz Global Park, Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Fundação Escola Profissional de Setúbal e Instituto Politécnico de Setúbal.

 

A intervenção do CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano

Gustavo Miedzir, representante de Sam Pitroda em Portugal, esteve presente neste primeiro encontro, que se realizou cinco meses depois da assinatura do protocolo de cooperação entre o município de Setúbal e o grupo de Sam Pitroda para a elaboração do Plano Estratégico da Cidade do Conhecimento.

Além da articulação funcional e urbanística com a cidade, o plano, que está a ser elaborado pela consultora CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, identificará as áreas de conhecimento adequadas aos objectivos e à realidade de Setúbal e da região.

À Câmara Municipal de Setúbal compete, entre outros objectivos, elaborar um Plano de Pormenor que permita a implantação das infraestruturas previstas, fase que ocorrerá apenas depois do The Pitroda Group LLC assegurar a sustentabilidade económica e financeira do projecto, nomeadamente, através da angariação de investidores.

Satyan Pitroda, de 77 anos, conhecido como Sam Pitroda, é engenheiro, inventor e empresário do sector das telecomunicações, tendo desempenhado as funções de consultor do primeiro-ministro indiano Rajiv Gandhi durante quase uma década.

Nos últimos quarenta anos, manteve actividade no sector das telecomunicações na Europa, Estados Unidos da América e Índia, tendo colaborado com a Internacional Telecom Union no desenvolvimento de infraestruturas de telecomunicações em países em vias de desenvolvimento.