CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Seguradoras aconselham proprietários a revisitarem os seus contratos de seguro

7 de janeiro de 2022

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) aconselha  os consumidores a revisitarem os seus contratos de seguro, no caso concreto das apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação.

A APS recorda que o SCRIM - Simulador para o Cálculo de Custo de Reconstrução de Imóveis se encontra disponível, de forma digital e gratuita (https://scrim.apseguradores.pt/) para apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar.

De acordo com a associação, o SCRIM está concebido para ajudar o tomador do seguro a realizar, a partir de um nível de informação relativamente simples, a projecção do valor de reconstrução do imóvel, isto é, o valor do capital seguro. Com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador – área, qualidade, localização, arquitectura e outros elementos caracterizadores do imóvel – é calculado, no momento, um valor de referência do custo de reconstrução da habitação, ou seja, o valor que custaria erguer de raiz, depois de totalmente destruído, um imóvel ou fracção com um padrão equivalente.

O valor obtido poderá e deverá ser sempre objeto de ajustamento por parte do tomador do seguro no caso de a fracção ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente. Os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos. Os tomadores não estão, por isso, obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel.

O SCRIM foi desenvolvido com base numa fundamentação metodológica produzida de forma totalmente independente pela FUNDEC, Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura, ligada ao Instituto Superior Técnico.