CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

Sintra requalifica Quinta da Ribafria e Quinta da Regaleira

26 de agosto de 2020

Os edifícios da Quinta da Ribafria e as cocheiras da Quinta da Regaleira vão ser alvo de trabalhos de reabilitação, num investimento total de 955 mil euros por parte do município.

Na cerimónia de assinatura dos dois autos de consignação para a realização destas empreitadas o presidente da autarquia, Basílio Horta (PS) lembrou o contexto social e económico que o país e o mundo atravessam, sublinhando que “esta iniciativa vai muito para além do que assinamos aqui. Estamos a responder à crise económica com aquilo que devemos fazer, criar emprego, dinamizar o mercado interno, pegar naquilo que temos para investir, porque poupámos, porque soubemos gerir”, sublinhando ainda que a autarquia de Sintra vai reforçar esta estratégia “nos próximos meses”, concluiu o autarca.

 

Um milhão de visitantes por ano

O montante maior despendido pela câmara vai para a empreitada de Recuperação dos Edifícios na Quinta da Ribafria, no valor de 725 mil euros, corresponde à 1.ª fase do projecto de reabilitação da quinta, no total de três períodos. As etapas seguintes a serem alvo de recuperação serão os espaços interiores e os jardins.

As intervenções nesta primeira fase vão incidir em três vertentes: remoção total do reboco das fachadas e aplicação de novo reboco com pintura; reabilitação, eventual substituição, tratamento de prevenção e isolamento das janelas; remoção total da cobertura existente, com limpeza e isolamento de caleiras e assentamento de nova cobertura com telha nova.

A Empreitada de Reabilitação das Cocheiras da Quinta da Regaleira, um investimento de 230 mil euros, corresponde ao primeiro edifício da Quinta a ser intervencionado de modo mais profundo, seguindo-se para o ano de 2021 a limpeza e recuperação exterior do Palácio da Regaleira.

Recorde-se que tempos recentes de “boom” turístico a Quinta de Regaleira chegou a ser visitada por um milhão de turistas/ano.