CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Sintra abre concurso para requalificação de zona na ARU de Mem Martins/Rio de Mouro

17 de março de 2021

 

 

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares, na ARU de Mem Martins/Rio de Mouro, pelo valor de 2 milhões e 890 mil euros.

O concurso público é realizado em parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra, unindo a valorização urbana à remodelação das redes de esgotos e abastecimento doméstico de água, o que corresponde a um investimento de 2 milhões e 200 mil euros por parte do Município de Sintra.

O presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), sublinha que a concretização deste projecto vai permitir “devolver a centralidade e identidade de todo o espaço”, referindo ainda que a reabilitação urbana “torna os espaços atractivos para as actividades económicas, fixação de emprego e aumento do capital humano”.

 

Área de 27 mil m2 a reabilitar

A realização deste projecto, com uma área de intervenção de aproximadamente de 27.00m², prevê a criação de uma praça central que une a Praceta de Damão, ligada ao mercado, à Praceta de Goa por pavimento único e Rua de Panjim, que será polarizadora e unificadora de toda a malha urbana, tendo em conta as necessidades da população. O projecto irá também permitir a criação de novos espaços de estadia, com esplanadas e reforço de árvores e espaços verdes.

O espaço a reabilitar resulta em parte da área em que outrora estava implantado do Mercado de Fanares, entretanto demolido devido à insalubridade e degradação do edifício.

Esta nova centralidade em Mem Martins vai promover os percursos pedonais entre o novo estacionamento da Praceta Nau de São Rafael e a estação de comboio da CP de Algueirão-Mem Martins, com cerca de 450m de extensão, e prevê ainda a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje.