CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

REVIVE adjudica duas novas concessões

18 de fevereiro de 2020

O Forte da Ínsua, em Caminha, e o Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante, são os mais recentes monumentos integrados no Programa REVIVE concessionados a particulares para reabilitação e exploração turística.

O Forte da Ínsua, localizado na Ínsua de Santo Isidro, na freguesia de Moledo, a sul da Foz do Rio Minho, é um Monumento Nacional único que se encontrava sem utilização e em avançado estado de degradação. Através do Programa Revive foi agora encontrada “uma nova vida para esta fortificação marítima abaluartada com planta estrelada irregular, que possui no seu interior um convento ampliado em 1676, mas com origem franciscana do século XIV, erguido por determinação de D. João I de Portugal” - refere o comunicado do ministério da Economia e Transição Digital. .

A concessão do Forte foi adjudicada por 1001 euros de renda anual, ao longo de cinquenta anos, à empresa Diverlanhoso, prevendo o Programa um significativo investimento neste património único, “de modo a permitir a recuperação deste espaço como Estabelecimento de Hospedagem de qualidade elevada e a sua dinamização através do desenvolvimento de várias actividades de animação cultural.“

 

Na Rota do Românico

Por sua vez, o Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante, foi adjudicado a Jean-Claude Frederic Frajmund, empresário de nacionalidade francesa, para a instalação de um estabelecimento hoteleiro. O vencedor do concurso compromete-se a pagar uma renda anual de 27.618,00 euros, para a instalação de um estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas, com cerca de 40 quartos. O imóvel será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos.

“Situado no fundo de um vale e envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país, o Mosteiro integra uma das mais belas torres medievais portuguesas e faz parte do percurso cultural da Rota do Românico” - lembra o comunicado. Que acrescenta: “O projecto turístico deverá aliar a história do imóvel e o ambiente medieval, ao conforto e sofisticação da modernidade, com uma componente de saúde e bem-estar. A abertura está prevista para o início de 2023”.

O programa REVIVE integra actualmente um total de 49 imóveis, dos quais 21 se localizam em territórios do interior. O Forte da Ínsua e o Mosteiro de S. Salvador de Travanca foram os 14º e 13.º imóveis a serem adjudicados no âmbito do Programa Revive, o qual representa já um total de 114,5 milhões de investimento por particulares na recuperação de património público e cerca de 2,4 milhões de euros em rendas anuais.