CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

REVIVE abriu concurso para a Quinta do Paço de Valverde, em Évora

4 de fevereiro de 2020

O concurso público para a concessão de exploração da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, está aberto e a aceitação de propostas termina no próximo dia 27 de Abril. A consulta determina a realização de obras no imóvel de interesse público que possui uma área bruta de construção total de 7.478 m2, incluindo infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, com a classificação de quatro estrelas ou superior.

A concessão será atribuída à empresa vencedora por um período de cinquenta anos, sendo exigida uma renda mínima anual 10.000 euros.

 

De Paço episcopal a Escola Prática de Agricultura

A Quinta de Valverde foi paço episcopal, cuja construção teve início no séc. XVI por iniciativa da diocese eborense ou Mitra de Évora, e que serviu de local de descanso aos seus membros. Posteriormente, o Infante Dom Henrique fundou nos terrenos da quinta um convento de frades capuchos, cuja comunidade aí se instalou em 1517.

Do primitivo edifício quinhentista conservam-se muitos vestígios arquitectónicos, alguns de feição manuelina,.

De referir, pelo seu valor arquitectónico, a capela do convento. “Um perfeito exemplo de micro-arquitectura renascentista, onde a harmonia do traçado e a planta centralizada em cruz grega revelam rara erudição e actualidade” - refere-se na apresentação do REVIVE. Contíguas à capela do convento existem as "Casas Pintadas" com vários frescos.

Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, todo o conjunto acabou por ficar na posse do Estado, que aí instalou um Posto Agrário, mais tarde a Escola Prática de Agricultura, e depois ainda a Escola de Regentes Agrícolas, agregada até aos dias de hoje à Universidade de Évora.

O Programa revive tem actualmente abertos os concursos públicos para a concessão de exploração do Palacete do Conde Dias Garcia, em São João da Madeira, por um prazo de cinquenta anos e uma renda mínima anual de 18.264 euros; e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo, por um prazo de cinquenta anos e uma renda mínima anual de 6.444 euros. Os prazos destes dois concursos públicos terminam a 6 de Março e a 4 de Maio, respectivamente.