CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Reabilitação
Porto de Mós: antiga Central Termoelétrica vai ser museu Obra de requalificação da antiga Central Electrica de Porto de Mós - 01 Edificio da antiga Central Electrica de Porto de Mós - 01 Edificio da antiga Central Electrica de Porto de Mós - 01 Porto de Mós: antiga Central Termoelétrica vai ser museu

Porto de Mós: antiga Central Termoelétrica vai ser museu

1 de outubro de 2016

As obras de requalificação das antigas instalações de Porto de Mós vão arrancar, tendo hoje decorrido a cerimónia simbólica da “1.ª pedra”.

 A obra tem um prazo de conclusão de 27 meses e representa um investimento na ordem dos 2,2 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários "em cerca de 1,7 milhões de euros". Já o projeto museográfico, que lhe está  associado terá um investimento perto de dois milhões de euros, sem qualquer comparticipação.

A central termoelétrica trabalhou entre os anos 30 e 50 e produzia electricidade a partir da energia térmica do carvão, na sua maioria extraído das Minas da Bezerra, na região. A central trouxe naquela época a electricidade, pela primeira vez, ao concelho e a sua “sirene servia de relógio a muitos habitantes, possuía, também, uma sala de cinema na qual o electricista chefe projectava filmes da época”.

A requalificação da antiga Central Termoelétrica de Porto de Mós irá acolher o Museu do Território e Arquivo Histórico Municipal o que irá, na opinião do presidente do município, João Salgueiro “alavancar o turismo da região”. À margem do lançamento simbólico da primeira pedra da obra, João Salgueiro revelou que o novo espaço "vai ser incluído na rota turística". "Quisemos ir muito além do simples museu. Temos um dos bons espólios da região centro, mas, nas condições em que está, não tem condições para ser visitado. Grande parte desse espólio vai ser selecionado e virá para aqui", assim como o arquivo histórico que se encontra nas instalações da antiga cadeia de Porto de Mós", informou o autarca socialista.

O edifício será decorado à semelhança de uma central termoelétrica e contemplará ainda salas polivalentes e de formação: "Queremos que sirva a população e não seja apenas mais um edifício que fique aqui sem utilização", disse.

Lusa/DI

PUB
PUB
TURISMO
Paredes de Coura: Casa do Outeiro vai ser uma Pousada Rural
26 de novembro de 2021
ARRENDAMENTO
Arrendamentos em Lisboa com número recorde no 1.º semestre – informa o novo portal LXhabidata
29 de novembro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Confiança dos consumidores recua na zona euro em Novembro
22 de novembro de 2021
PUB