CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Palácio do Grão-Prior do Crato vai ser reabilitado num investimento superior a 1,2 milhões de euros

6 de janeiro de 2021

O Palácio do Grão-Prior do Crato da Ordem de Malta, no Crato (Portalegre), vai ser reabilitado para acolher um centro interpretativo e os Paços do Concelho, num investimento superior a 1,2 milhões de euros.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município do Crato adianta que vai ‘nascer’ num dos edifícios “mais icónicos” do concelho, o Centro Interpretativo do Urbanismo e História do Crato e os Paços do Concelho.

“O projecto surge lado a lado com a renovação urbanística do largo que o enquadra, a Praça do Município, o primeiro passo num projecto mais ambicioso de requalificação do centro histórico da vila”, lê-se no documento.

De acordo com a autarquia, as obras vão iniciar-se no primeiro trimestre deste ano e estão orçamentadas em 1,23 milhões de euros, sendo comparticipadas em 80% por fundos europeus.

A entrada no edifício do centro interpretativo irá fazer-se pela “famosa” varanda do Grão-Prior, o ´ex-líbris` do Crato, estando o piso térreo destinado ao público, com as valências de museologia destinadas ao entendimento da história e evolução urbanística do concelho.

“Será ainda possível visitar as salas dedicadas ao megalitismo e povoados iniciais, à fundação e ocupação da região e ainda a Sala dos Carismáticos, no qual se apresentam as figuras mais determinantes da vida do Crato”, acrescenta o município.

De acordo com a autarquia, no piso superior vai ficar instalada a sala da assembleia municipal.

O largo exterior será alvo de uma “intervenção faseada”, que assenta em “três grandes prioridades”, a “circulação privilegiada dos peões, a valorização do espaço público e a potenciação da atividade económica e turística”.

“Desta forma, importa assegurar as acessibilidades reduzidas, os transportes urbanos e de emergência, bem como a viabilização do comércio local, sem nunca esquecer a população que habita no centro histórico”, lê-se no comunicado.

Uma das “principais apostas” da autarquia para o projecto passa pela regulamentação e modernização do parqueamento automóvel, estando programada a renovação de três espaços para estacionamento público nas zonas norte, sul e oeste da vila, o que irá permitir “retirar” o parqueamento da Praça do Município e possibilitar que o largo se “transforme num local de lazer, comércio e turismo”.

De acordo com a Câmara do Crato, o trânsito automóvel, que se realiza em dois sentidos, passará a fazer-se “apenas num percurso periférico de sentido único”, de forma a “garantir” os acessos locais aos moradores, a atividade comercial e a circulação no centro histórico.

LUSA/DI