CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Reabilitação
Palácio do Grão-Prior do Crato vai ser reabilitado num investimento superior a 1,2 milhões de euros

Palácio do Grão-Prior do Crato vai ser reabilitado num investimento superior a 1,2 milhões de euros

6 de janeiro de 2021

O Palácio do Grão-Prior do Crato da Ordem de Malta, no Crato (Portalegre), vai ser reabilitado para acolher um centro interpretativo e os Paços do Concelho, num investimento superior a 1,2 milhões de euros.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município do Crato adianta que vai ‘nascer’ num dos edifícios “mais icónicos” do concelho, o Centro Interpretativo do Urbanismo e História do Crato e os Paços do Concelho.

“O projecto surge lado a lado com a renovação urbanística do largo que o enquadra, a Praça do Município, o primeiro passo num projecto mais ambicioso de requalificação do centro histórico da vila”, lê-se no documento.

De acordo com a autarquia, as obras vão iniciar-se no primeiro trimestre deste ano e estão orçamentadas em 1,23 milhões de euros, sendo comparticipadas em 80% por fundos europeus.

A entrada no edifício do centro interpretativo irá fazer-se pela “famosa” varanda do Grão-Prior, o ´ex-líbris` do Crato, estando o piso térreo destinado ao público, com as valências de museologia destinadas ao entendimento da história e evolução urbanística do concelho.

“Será ainda possível visitar as salas dedicadas ao megalitismo e povoados iniciais, à fundação e ocupação da região e ainda a Sala dos Carismáticos, no qual se apresentam as figuras mais determinantes da vida do Crato”, acrescenta o município.

De acordo com a autarquia, no piso superior vai ficar instalada a sala da assembleia municipal.

O largo exterior será alvo de uma “intervenção faseada”, que assenta em “três grandes prioridades”, a “circulação privilegiada dos peões, a valorização do espaço público e a potenciação da atividade económica e turística”.

“Desta forma, importa assegurar as acessibilidades reduzidas, os transportes urbanos e de emergência, bem como a viabilização do comércio local, sem nunca esquecer a população que habita no centro histórico”, lê-se no comunicado.

Uma das “principais apostas” da autarquia para o projecto passa pela regulamentação e modernização do parqueamento automóvel, estando programada a renovação de três espaços para estacionamento público nas zonas norte, sul e oeste da vila, o que irá permitir “retirar” o parqueamento da Praça do Município e possibilitar que o largo se “transforme num local de lazer, comércio e turismo”.

De acordo com a Câmara do Crato, o trânsito automóvel, que se realiza em dois sentidos, passará a fazer-se “apenas num percurso periférico de sentido único”, de forma a “garantir” os acessos locais aos moradores, a atividade comercial e a circulação no centro histórico.

LUSA/DI

PUB
TURISMO
Proença-a-Nova reabilita Praia Fluvial da Aldeia Ruiva
26 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Aprovada proposta que permite ao fisco ceder dados para validação do Apoiar Rendas
26 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB