CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Mama Shelter: O hotel que está a impressionar Lisboa

8 de julho de 2022

A MAP Engenharia foi a responsável pela reabilitação e ampliação de um antigo edifício de escritórios em Lisboa, para o transformar na primeira unidade hoteleira na Península Ibérica da marca “Mama Shelter", fundada pela família francesa Trigano, cofundadora do Club Med, e pelo designer Philippe Starck. O projecto de arquitectura é da autoria da AZ ARCHIZEST.

Localizado no coração de Lisboa, entre o largo do Rato e o Marquês de Pombal, este hotel pertencente à cadeia Mama Shelter (Grupo Accor), possui um design único e irreverente, com uma área bruta de 6.000 m2, oferece um total de 130 quartos, para além de um amplo restaurante, espanadas, rooftop e todas as zonas técnicas.

Peça central desta marca, a área de restauração do Mama Shelter Lisboa tem uma capacidade total para 400 lugares, que se encontram distribuídos pelo restaurante, por uma esplanada na Rua Alexandre Herculano, por um pátio interno, e pelo rooftop. 

O rooftop, que se encontra localizado no 9º piso, e que foi inaugurado no passado mês de Abril, possui uma fantástica vista panorâmica da cidade de Lisboa, que vai do Castelo de São Jorge à Ponte 25 de Abril.

Diogo Guerra Abecasis, Co-Founder e Managing Partner da MAP Engenharia,  refere que estão muito orgulhos "por termos sido seleccionados para a construção do Mama Shelter, o primeiro hotel desta marca na Península Ibérica. Este hotel, de conceito inovador, arrojado e com uma decoração disruptiva, vem trazer uma lufada de ar fresco à cidade de Lisboa. Toda a equipa interveniente nesta obra, dedicou-se sempre de alma e coração, e está realmente de parabéns pelo resultado final alcançado”.

Para Julien Leroy, responsável pela promoção deste investimento, através da AH 51 HOTEL, S.A, “o Mama Shelter Lisboa foi um projeto de reabilitação muito desafiante, por se tratar da transformação de um edifício de escritórios existente, com várias décadas. A construção de soluções estruturais complexas, bem como a execução de detalhes decorativos mais delicados, demonstram bem a capacidade e a versatilidade da MAP na concretização desta obra. Só com um verdadeiro espírito de equipa e toda a dedicação e entrega a este projecto, por parte de todos os intervenientes - MAP, Ficope, Projetistas e Mama team -, foi possível concretizar este sonho e abrir este magnífico Hotel em Lisboa.”

Paulo Consciência, Managing Partner da Ficope e responsável pela Coordenação e Fiscalização, acrescenta ainda que “foi um previlégio trabalharmos com a MAP nesta fantástica obra do Hotel Mama Shelter. Este foi um processo que correu de forma exemplar, quer na fase de contratação, onde a MAP demonstrou ser competitiva e proactiva na busca de soluções de value engineering; quer na fase da obra, onde foi possível ultrapassar as enormes dificuldades causadas pela pandemia. É de destacar também a qualidade da equipa de obra no terreno e a permanente atenção da estrutura directiva, que efetuaram o acompanhamento e estiveram sempre focados na solução. Foi uma parceria de sucesso a repetir, sem dúvida, em obras futuras.”