CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Lisboa: Fachadas da Estação Ferroviária do Rossio reabilitadas

20 de agosto de 2019

As fachadas da Estação Ferroviária do Rossio, em Lisboa, foram alvos de obras de reabilitação, num investimento de cerca de 130 mil euros, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP explica que a intervenção teve como objectivo principal “proceder à reparação das patologias identificadas nas fachadas em pedra da estação, nomeadamente fissuras, fracturas e a degradação de argamassas, resultantes de vários factores, como a poluição, a circulação automóvel e os dejectos de aves”

A nota refere que, no âmbito destes trabalhos, foi também realizada uma intervenção de manutenção na estrutura da torre do relógio, situada ao nível da cobertura da estação.

A obra, cuja fiscalização foi assegurada pela IP, contou com a assessoria técnica do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Pela grande dimensão dos alçados, a intervenção foi desenvolvida em três fases, procurando assim minimizar os impactos junto dos utentes da estação, bem como dos concessionários, cafés, restaurantes, hotéis e lojas, instaladas no imóvel e na envolvente.

Inaugurada a 11 de Junho de 1890, a Estação do Rossio é um dos ex-libris da capital, tendo sido classificada pelo Instituto Português do Património Arquitectónico como “Imóvel de Interesse Público” em 1971. Foi distinguida com uma menção honrosa nos Brunel Awards e designada pela revista norte-americana Flavorwire como uma das 10 mais belas estações do mundo. A publicaçãoTravel + Leisure classificou-a como uma das 14 mais bonitas estações do mundo.