CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sábado, 11 de julho de 2020
Reabilitação
Funchal estabelece nova área de reabilitação urbana

Funchal estabelece nova área de reabilitação urbana

6 de setembro de 2019

A Câmara Municipal do Funchal aprovou ontem a contração de dois empréstimos bancários, no total de 14,6 milhões de euros, para obras em habitação social e outras infraestruturas, e estabeleceu uma nova Aérea de Reabilitação Urbana (ARU).

"Esta é a terceira Aérea de Reabilitação Urbana, depois da aérea do centro histórico, na baixa do Funchal, e da ARU do Monte [freguesia das zonas altas do concelho]", esclareceu o presidente da autarquia, Miguel Gouveia, após reunião do executivo camarário.

"Ficam agora em carteira para os próximos trabalhos a elaboração de outras quatro ARU, como estão previstas no Plano Director Municipal, o instrumento máximo de ordenamento do território", disse Miguel Gouveia.

A Câmara do Funchal já criou aéreas de reabilitação urbana no centro histórico, na freguesia do Monte e na ribeira do João Gomes, estando agora em projecto outras para as freguesias de São Roque e Imaculado Coração de Maria e ainda para a o Lazareto, uma área histórica na zona leste do Funchal.

"As ARU preveem um conjunto de benefícios e de incentivos à reabilitação do património edificado pelos proprietários de imóveis identificados com carências, devolutos ou zonas industriais abandonadas", explicou Miguel Gouveia.

O autarca sublinhou que as ajudas incidem sobre impostos e taxas municipais, como o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT), garantindo também redução no Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e deduções no Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS).

"E, acima de tudo, permite aos proprietários aceder a instrumentos financeiros que oferecem taxas com juros próximos do zero", indicou.

Lusa/DI

PUB
TURISMO
São Rafael Villas, Apartments & GuestHouse lança Villa V
10 de julho de 2020
PUB
ARRENDAMENTO
Imobiliárias vão promover Programa Renda Segura
10 de julho de 2020
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Investimento imobiliário multifamily europeu deve ultrapassar os 22 mil milhões de euros
7 de julho de 2020
PUB