CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Reabilitação
E o Douro ali ao fundo... porto2.jpg porto3.jpg porto1.jpg porto4.jpg porto6.jpg porto5.jpg porto7.jpg E o Douro ali ao fundo...

E o Douro ali ao fundo...

4 de junho de 2021

Avistar o rio Douro de um camarote é o melhor lugar para assistir ao espectáculo de uma paisagem única na cidade do Porto. No Prédio Foz, além da reabilitação de qualidade, potenciou-se a vista da Foz do Douro. O projecto tem a assinatura do arquitecto Andrés Stebelski.

Situado na Foz do Douro, na cidade do Porto, este projecto pretende dar nova vida a uma antiga casa típica desta zona, para adaptá-la às necessidades actuais.

Embora o interior da velha casa tenha sido completamente demolido, os muros perimetrais foram preservados. "Um andar extra em forma de mansarda, com tecto recoberto completamente em zinco, foi adicionado, e foram ainda criados novos níveis dentro dos antigos muros, passando de três para cinco andares. A fachada foi restaurada incorporando detalhes de granito, e como forma de protecção contra a humidade própria de um ambiente marítimo, os muros foram totalmente forrados com azulejos pintados à mão, típicos das construções antigas da cidade do Porto", explica o arquitecto.

O responsável indica ainda que o edifício conserva a harmonia e está bem integrado na envolvente, pois respeita a altura dos prédios vizinhos e a tipologia das fachadas.

No interior, tudo é novo: os dois níveis inferiores foram convertidos num luminoso espaço comercial, estando agora unidos por uma dupla altura, com amplas janelas que oferecem grande visibilidade desde e para a rua.

Nos pisos superiores foram criados dois apartamentos triplex: um com orientação para o mar e o outro com vista para a cidade. O acesso aos apartamentos é feito pela rua lateral, através de uma escada de granito.

Os dois apartamentos são quase simétricos. No primeiro piso têm uma grande área de dupla altura, que aproveita as cinco janelas em esquina da antiga casa. Neste andar estão a sala-zona de refeições-cozinha e uma casa de banho de serviço. A dupla altura une espacialmente o primeiro andar com um mezanino de estrutura visível em aço, onde existe um quarto-escritório aberto e uma casa de banho completa. No terceiro andar, com uma vista impressionante para o mar ou para a foz velha, há dois quartos e uma casa de banho.

"Uma escada leve de metal e madeira cria um percurso cenográfico para unir todos os níveis. A divisória de madeira separa a escada, mas ao mesmo tempo integra-a com o espaço e as paredes forradas com ripas de madeira de carvalho. As ripas de madeira, que cobrem diversos planos e volumes dentro do espaço, criam um ambiente cálido e acolhedor", conclui Andrés Stebelski.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Prédio Foz
Atelier de Arquitectura: As Arquitectos
Arquitecto responsável: Andrés Stebelski
Website: https://asarquitecto.com
Local: A43 Arquitectura
Construction Co.: Soc. Const. Almeidas & Magalhaes Lda.
Localização: Porto, Portugal
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2): 507m2
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net

PUB
PUB
TURISMO
Paredes de Coura: Casa do Outeiro vai ser uma Pousada Rural
26 de novembro de 2021
ARRENDAMENTO
Arrendamentos em Lisboa com número recorde no 1.º semestre – informa o novo portal LXhabidata
29 de novembro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Confiança dos consumidores recua na zona euro em Novembro
22 de novembro de 2021
PUB