CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Convento de Jesus em Setúbal volta a ganhar todo o seu esplendor

9 de outubro de 2020

A cidade do Sado vai comemorar na noite de amanhã, dia 10, a reabertura do histórico monumento nacional após profundas obras de reabilitação com um espectáculo de vídeo mapping e o concerto de Rodrigo Leão. Os 500 convites rapidamente esgotaram, mas o evento mas pode ser acompanhado numa transmissão em directo disponibilizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

Não obstante o esforço financeiro realizado pela autarquia, faltava concluir a recuperação das alas norte e nascente do Convento onde D. João II ratificou o famoso Tratado de Tordesilhas. Daí que o município liderado por Maria das Dores Meira (CDU) tenha aprovado há dois dias em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal a adjudicação da empreitada de recuperação dessa parte do monumento, num investimento superior a 2 milhões de euros.

A empreitada "Museu de Setúbal – Recuperação do Convento de Jesus – Alas Norte e Nascente" foi adjudicada por 2 milhões 299 mil e 27 euros, valor a que acresce o IVA, à empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A. / Nicolau de Macedo, S.A, a qual dispõe de um prazo de execução de 420 dias.

Esta intervenção contempla projectos de arquitectura, conservação e restauro, museografia e iluminação museológica, com o objetivo de completar a beneficiação do imóvel, depois de duas fases anteriores de obras.

Trabalhos de especialidades ao nível de estruturas, instalações electrónicas e instalações mecânicas de climatização e ventilação estão também previstos.

A empreitada "Museu de Setúbal – Recuperação do Convento de Jesus – Alas Norte e Nascente", que incide nos pisos 0 e 1, inclui o alargamento da área expositiva e beneficiações na área exterior, designadamente no Pátio do Claustro.