CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Aveiro: Reabilitação da Igreja das Carmelitas vai arrancar

1 de outubro de 2020

O executivo municipal de Aveiro ratificou hoje o despacho do seu presidente, Ribau Esteves (PSD), que adjudica a empreitada de qualificação da Igreja das Carmelitas à empresa Lusocol pelo valor de 102.862,46 euros.

“Os trabalhos irão incidir essencialmente sobre a resolução de patologias associadas à humidade, reparação das paredes interiores e tratamento e recuperação dos pavimentos em madeira, bem como das pedras da fachada. Está também prevista a pintura exterior do edifício e a reformulação do sistema de águas” - refere a autarquia.

“Com o objetivo de proceder à sua abertura ao público após os trabalhos de recuperação, a CMA irá implementar uma gestão de elevada qualidade, com a Igreja das Carmelitas a assumir um papel importante na vida Cultural e na promoção turística da Cidade”, adianta ainda a autarquia.

A Igreja das Carmelitas, classificado como monumento nacional e pertencendo ao primitivo convento feminino daquela ordem religiosa na cidade, parcialmente truncado e hoje ocupado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, foi entregue, juntamente com o Museu de Santa Joana, à gestão municipal por delegação de competências pelo Ministério da Cultura, em 2017.

O monumento já em 2006 havia recebido obras de reabilitação que ascenderam a mais de 600 mil euros, promovidas pelo Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR).

Na altura foi feito o restauro do seu património móvel, nomeadamente esculturas, talhas e pinturas, bem como a limpeza e recuperação da azulejaria, além da renovação do sistema eléctrico e trabalhos de construção civil ao nível de pavimentos, rebocos e pintura exterior.

Fundada em meados do século XVII, a Igreja das Carmelitas é considerada como “um exemplar clássico da arquitetura religiosa maneirista e barroca” e está classificada como monumento nacional.