CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Antiga Pensão Aviz no Porto reabilitada e transformada no Hotel Catalonia

16 de março de 2020

Junto à Praça da Batalha, no local onde outrora funcionou a Pensão Aviz, no Porto, o projecto de reabilitação do edifício datado do final do século XVIII e hoje o Hotel Catalonia já terminou. 

O projecto de reabilitação concretizado pela Lucios, teve nas fachadas do conjunto de edifícios intervenccionado um dos seus principais focos. Por serem datadas do final do século XVIII e protegidas pelo seu valor arquitectónico, foi essencial garantir a sua preservação. Para além disso, a obra envolveu a criação de 86 quartos, piscina e jacuzzi, pátio ajardinado interior, bar e ginásio.

Inaugurado na recta final de 2019 e com uma classificação de 4 estrelas, o Hotel Catalonia ganhou especial importância por assinalar a entrada do grupo espanhol Catalonia Hotels & Resorts no mercado português. A instalação desta primeira unidade em Portugal concretizou-se através de um projecto “chave na mão”, em que a Lucios, para além da obra, assegurou também todo o processo imobiliário, desde a aquisição do imóvel, execução do projecto, licenciamento, assessoria e consultoria.

Em comunicado, a empresa indica que actualmente, metade dos projectos hoteleiros que a Lucios tem em curso enquadram-se nas vertentes de reabilitação e “chave na mão”. "Avenida dos Aliados, Rua do Bonjardim e Praça Carlos Alberto são as três localizações privilegiadas do centro da cidade do Porto onde estão a nascer novas unidades hoteleiras, que contam com a intervenção do grupo quer na construção (Lucios Engenharia e Construção) quer na comercialização (Lucios Real Estate). Em conjunto, estes três hotéis representam cerca de 200 novos quartos na oferta hoteleira da cidade e provam o potencial de crescimento e contínuo interesse dos investidores neste sector", refere a Lucios.