CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Procura por empresas de gestão de condomínios disparou 84% no início do ano

14 de janeiro de 2022

A procura por empresas de gestão de condomínios disparou 84% de 1 a 7 de Janeiro de 2022 face a igual período em 2021, ainda que 30% abaixo se compararmos com a mesma semana em 2020, revela um estudo da APP Fixando.

De acordo com a plataforma - que confirmou a actividade dos seus clientes em 2021 até 11 de Janeiro de 2022, junto de mais de 500 especialistas em gestão de condomínios inscritos naquela APP - aos dias de hoje – pós-confinamentos, verifica-se que 48% dos proprietários optou por contratar empresas especializadas e 59% deles aponta a falta de disponibilidade como o principal motivo para recorrerem aos profissionais, sendo que 38% revelou não ter gostado da experiência de gestão do condomínio dos seus prédios.

Este aumento súbito de início de ano, diz a Fixando, a APP que liga especialistas a clientes que procuram serviços, deve-se ao retorno a um modelo de gestão de condomínios predominante antes dos confinamentos onde o recurso a empresas especializadas prevalecia, tendência esta só contrariada pelo período vigente dos próprios confinamentos, onde os proprietários, com mais tempo livre, recorreram a si próprios para a execução das tarefas.

"Estes dados revelam o regresso do interesse e da procura por este tipo de serviços em Janeiro 2022, e que resultam, por um lado, do regresso à vida normal, onde, ainda com restrições, voltam as rotinas e a disponibilidade torna-se reduzida e, por outro, da experiência do ano anterior na gestão de condomínios sem apoio por parte de uma empresa", avança Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da APP Fixando.

Segundo o estudo da Fixando, verifica-se que a quebra na procura face ao período pré-pandemia, deveu-se essencialmente a dois factores: a retração generalizada no consumo, que levou a que se optasse por soluções mais económicas (ou seja, a não contratação deste tipo de empresas) e, por outro lado, a disponibilidade que o teletrabalho e os confinamentos acabaram por criar a muitos proprietários.

No que se refere aos preços praticados por estes especialistas em 2021, o preço médio localizava-se nos 117 euros/mês, sendo este um serviço que, neste momento, se encontra a ser prestado num modelo híbrido, com 80% dos especialistas a providenciarem estas funções remotamente. 

"Em matéria de honorários, estimamos que os preços praticados pelo sector se mantenham estáveis", conclui a mesma responsável.