CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Procura de casa em Portugal por parte de estrangeiros diminui no 1º semestre

22 de setembro de 2021

No período homólogo de 2020 o número de utilizadores estrangeiros a procurar casa no país era de 11,52%, diminuindo para 10,2% nos primeiros seis meses do ano. Brasileiros e franceses são os mais interessados no mercado nacional. 

Segundo o Imovirtual, Portal imobiliário, relativamente aos países, o Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking da procura de casa por estrangeiros no 1º semestre deste ano (22,8%), no entanto revela uma quebra de 8,1% relativamente ao período homólogo de 2020. França (19,3%), Suíça (13,9%), Estados Unidos (11,8%) e Reino Unido (10,5%) são os países que se seguem com mais utilizadores a procurar casa em Portugal no período analisado. A Alemanha foi o país com maior crescimento de visitas (+13,4%) em comparação com o período homólogo do ano passado.

Analisando o tipo de procura e tipologias, tanto os estrangeiros como os portugueses se mostraram mais interessantes em comprar do que arrendar. Na categoria de “compra”, ambos os grupos procuraram mais por comprar moradias (22,8% de estrangeiros e 14,9% de portugueses) do que apartamentos (15,8% de estrangeiros e 12,8% de portugueses), enquanto na categoria de “arrendamento” os apartamentos revelam mais procura.

No que diz respeito às localizações, além de Lisboa (23%) e Porto (19%), Braga é das zonas mais procuradas (16%), surgindo em terceiro lugar do ranking.

Ao nível dos dispositivos, o mobile mantém-se o mais utilizado pelos utilizadores do Imovirtual no estrangeiro.