CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Portugal continua no topo das preferências dos investidores para o Visto Gold

19 de março de 2021

A menos de um ano de serem aplicadas as alterações ao programa dos Vistos Gold, Portugal ainda continua no topo das preferências dos investidores que procuram o passaporte dourado, à frente da Grécia, Malta ou Chipre.

De acordo com o estudo da consultora britânica Astons, Portugal manté-se como um hotspot de investimento Golden Visa. A consultora refere que o nosso país é um dos que mais rapidamente atribui o visto de residência e dá acesso a viajar sem necessidade de visto para 26 países da Zona Schengen. Além disso, oferece ainda a opção de requerer a cidadania após cinco anos de residência, sendo os investidores obrigados a permanecer em Portugal apenas sete dias no primeiro ano e 14 dias em cada dois anos subsequentes de residência.

"Mas não é apenas rapidez e flexibilidade que Portugal oferece aos investidores, toda a sua família é elegível ao abrigo do Golden Visa do país e o país oferece um elevado nível de escolaridade e acesso a um ensino superior de prestígio com taxas de ensino mais baixas da UE, bem como um regime tributário atraente para residentes não habituais", lê-se no estudo.

Talvez um dos benefícios mais atraentes seja o custo do investimento, que é mais baixo do que em relação a muitos outros países com programas semelhantes, como o Reino Unido, Malta, Espanha e Chipre.

Outra das vantagens apresentadas no estudo diz respeito ao retorno do investimento. Ao investirem no mercado imobiliário, também permite que os investidores arrendem seus imóveis, de forma que seu investimento traga um retorno além da alternativa de residência. "Além disso, os preços dos imóveis em Portugal no seu conjunto subiram 5,9% no último ano e ultrapassaram facilmente as taxas de crescimento de dois dígitos em Vila Real (16,6%), Aveiro (14,2%), Viseu (14,1%), Porto (11,6%) ), Coimbra (11,3%), Braga (10,5%) e Setúbal (10%) trazendo mais um benefício para quem investe", indica.

De acordo com a pesquisa da Aston, um total de 647 milhões de euros foi investido em Portugal através do programa Golden Visa em 2020, com um inestimento médio de 547.377 euros. Embora este total tenha caído -13% ano a ano, é ​​119% a mais do que em 2013, com o investimento total superior a 600 milhões de euros por ano desde 2016.

Apenas em Janeiro e Fevereiro deste ano, já foram investidos 85 milhões de euros, com o investimento médio por candidato a aumentar para 548.387 euros, referindo a consultora que este crescimento sugere que a popularidade de Portugal está a aumentar entre a comunidade global de investidores.

Segundo o Director Administrativo da Astons, Arthur Sarkisian, “o interesse dos investidores continua forte em muitos países europeus e isso está a ser impulsionado não apenas por investidores do Reino Unido interessados ​​em superar quaisquer obstáculos do Brexit, mas também por investidores americanos devido à instabilidade política dos últimos meses.

Portugal está a começar a ocupar o centro das atenções neste domínio, tendo anteriormente ficado em segundo lugar em relação a outros programas de investimento tradicionalmente populares, como a Grécia e o Chipre. Como resultado, os níveis de investimento total diminuíram nos últimos anos, mas parece que está a começar a mudar, já que o país tem muito a oferecer do ponto de vista de investimento.

É acessível, oferece flexibilidade, um óptimo padrão de vida e boas perspectivas de educação e, portanto, não só faz sentido financeiramente, mas muitos investidores estão a demonstrar interesse e a alegar que a sua família é a sua principal motivação".