CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

Porto: médicos compram antigo Lar de Sta. Teresa

13 de outubro de 2017

A Iberoftal – Serviços de Saúde, sociedade que gere um conjunto de clínicas ligadas à Oftalmologia, no Porto e norte do país, comprou o edifício e os terrenos do Lar de Santa Teresa, na Rua Álvares Cabral, que pertenciam à Companhia de Santa Teresa de Jesus, e onde funcionou, até há cerca de dois anos, uma residência universitária para meninas.

A aquisição da propriedade foi confirmada ao Imobiliário, publicado na Vida Económica, por Manuel Castro Neves, médico oftalmologista, que em conjunto com dois outros sócios é o proprietário da Iberoftal, cuja escritura foi realizada na última semana.

Constituído por um imóvel de interesse municipal, com entrada pela Rua Álvares Cabral, 184, é constituído por cerca de 2100 m2 de área edificada, embora cerca de metade seja de construção recente – que, por isso, pode ser reconstruído, e nove mil m2 de jardins e terrenos de cultivo. O espaço estende-se e faz fronteira com o parque de estacionamento municipal na Rua de Cedofeita.

O jardim encontra-se classificado e é um dos espaços emblemáticos deste conjunto e, apesar da falta de água que antes enchia os lagos – motivado, ao que tudo indica, pelas obras do Metro -, conserva ainda a sua beleza, devido às sua frondosas árvores e pontes que o serpenteiam, e que, por isso, será uma mais-valia num futuro projecto, ao que tudo leva a crer, na área da saúde.

Contudo, Manuel Castro Neves esclarece que “a finalidade ainda não está definida. Estamos a tentar perceber o que a cidade mereceria ali”. Acrescenta, “a localização é privilegiada, por isso estamos a recolher opinião de várias entidades culturais, turísticas e económicas, acerca do destino que devemos dar à quinta”.

Uma das hipóteses em estudo é a criação de uma unidade para doentes com Alzheimer. Castro Neves, adianta, “não escondo que desde há anos que equacionamos criar um espaço, tipo quinta, para internar e tratar demências da idade, (claro que seria com parceria com Psiquiatra, pois nós somos Oftalmologistas, e com o turismo de saúde)”. Acrescenta, “mas tanto poderá ser ali ou noutro ponto da cidade”. O responsável da Iberoftal promete para breve mais novidades sobre o destino futuro dos terrenos.

Avaliado, inicialmente, por dois milhões de euros, tudo indica que o valor final de venda possa ter sido superior.

As irmãs Teresianas de Portugal dedicam-se à evangelização em diversas actividades voltadas para o exterior, e continuam a estar presentes em várias localidades do país. Actualmente gerem colégios em Braga, Santo Tirso e Elvas. O forte investimento necessário para a manutenção deste espaço no Porto, foi uma das razões que levou a Companhia de Santa Teresa de Jesus a avançar para a venda.

Texto: Elisabete Soares Saraiva