CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Moita remove coberturas de fibrocimento das escolas

13 de julho de 2021

A Câmara Municipal da Moita assumiu os encargos da substituição de coberturas de fibrocimento com amianto em seis escolas básicas de 2º e 3º ciclos e uma secundária no concelho da Moita, estabelecimentos de ensino da responsabilidade do Ministério da Educação.

Com recurso a fundos europeus do Programa Operacional de Lisboa e através de acordos de colaboração com as autarquias, o Governo transferiu para os Municípios a responsabilidade de execução e de parte do financiamento destas obras, visto que as verbas disponibilizadas pelos fundos comunitários são insuficientes.

Estas intervenções vão ser realizadas, durante as férias escolares, nas Escolas Básicas de 2º e 3º ciclos D. João I e Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira, D. Pedro II e Fragata do Tejo, na Moita, José Afonso, em Alhos Vedros, Escola Básica do Vale da Amoreira e Escola Secundária da Baixa da Banheira. A empreitada foi adjudicada pelo valor global de 1.471.678 euros.

No quadro das competências atribuídas às autarquias no âmbito do Ensino Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico público, a Câmara Municipal tem vindo também a investir na requalificação e modernização dos estabelecimentos de ensino no concelho e tem procedido, gradualmente, à remoção de todas as coberturas de fibrocimento, concluindo esta intervenção com a retirada das coberturas nas Escolas Básicas nº 2, nº 6 e nº 7 da Baixa da Banheira e nº 2 do Vale da Amoreira, a decorrer até ao início do próximo ano lectivo.