CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Lisboa: um “novo” Bairro da Boavista

4 de julho de 2018

Há muito que é um bairro degradado na capital, tanto do ponto de vista imobiliário e de habitabilidade como a nível social.

A 15 de Setembro de 2016, a autarquia deu início às primeiras demolições das velhas casas de alvenaria para dar lugar, numa primeira fase, a 50 novas casas. A intervenção, disse então Fernando Medina, “enquadra-se no Programa de Reabilitação Urbana da Zona de Alvenarias do Bairro da Boavista, através do qual a Câmara de Lisboa vai investir 24,6 milhões de euros em habitação municipal no Bairro da Boavista”, estimando o edil que os primeiros 50 novos fogos “estejam construídos dentro de um ano”. Bom, é certo que se passaram dois depois destas declarações, mas as primeiras 50 casas estão de facto quase prontas.

O presidente da edilidade fez questão de sublinhar: “Estamos a ultrapassar um bloqueio de muitas décadas". "Os bairros municipais não são bairros de segunda", disse, sublinhando que "Lisboa é uma cidade de todos e para todos, que queremos mais amiga, sustentável e ecológica."

Nesta primeira fase foram demolidas 70 velhas habitações e construídas 50 novas habitações sociais “com o que de mais moderno e de mais avançado existe, desde as soluções de arquitectura às soluções técnicas dos materiais, ao próprio conceito da eficiência energética".

No que toca à arquitectura, "é uma construção feita a pensar em ter no máximo um piso", enquanto ao nível dos materiais se optou por "soluções sustentáveis, do ponto de vista ambiental, do ponto de vista da eficiência energética e do aproveitamento de energia", disse.

Um programa global de 300 novas casas e um investimento de 24 milhões de euros

O programa integral envolve a construção de 300 casas e um investimento na ordem dos 24 milhões de euros". A construção das primeiras 50 casas – cuja conclusão está quase dada como finda - representou um investimento de cerca de 3,8 milhões de euros. Seguir-se-ão três fases. Depois dos primeiros 50 fogos, serão construídos mais 48, o que equivale a perto de três milhões de euros de investimento.

A previsão de Fernando Medina, em Setembro de 2016, é que a segunda fase, começasse no início de 2017 e estivesse terminada no início de 2018". Calendarização que não foi cumprida. "As terceiras e quarta fases estão pois também por arrancar.

No Bairro da Boavista vivem 1.500 famílias, 440 das quais em casas de alvenaria.