CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Lisboa: edifício dos Paços do Concelho aberto à população

27 de setembro de 2018

A Câmara de Lisboa aprovou ontem obras de reabilitação de um conjunto de prédios na Praça do Município, onde deverão instalar-se os gabinetes dos vereadores, o que permitirá “libertar” os Paços do Concelho para visitas, anunciou Fernando Medina.

Segundo o autarca, a intervenção tem em vista “permitir a abertura deste edifício [os Paços do Concelho] ao público”.

“O objectivo é manter este edifício, naturalmente, para os eventos de natureza protocolar, manter o gabinete do presidente da câmara como um local que merece sempre a atenção das pessoas, a sala de sessões privadas, mas que esteja muito mais dias aberto ao público”, afirmou.

Fernando Medina explicou também que, desta forma, é possível que “a actividade normal da câmara, do presidente, dos vereadores, possa ocorrer a partir do outro edifício, que terá melhores condições, e também libertará este edifício histórico para que as pessoas o possam visitar”.

Para o presidente da câmara da capital, esta obra constitui “uma operação de grande envergadura, mas que vai melhorar a funcionalidade”.

Durante a discussão da proposta de reabilitação dos edifícios em frente aos Paços do Concelho, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, apontou que “a Praça do Município seria, de facto, a praça onde se concentram os vereadores e os serviços do município”.

“É um projecto que vem sendo trabalhado há anos e que, neste momento, se começa a concretizar”, considerou.

O líder do executivo municipal constatou igualmente que a mudança de instalações vai possibilitar à autarquia deixar “de pagar renda à Caixa Geral de Depósitos no edifício que está hoje a ser utilizado na rua do Ouro”.

Actualmente, os vereadores contam com gabinetes dispersos pelas ruas do Ouro e do Arsenal, Paços do Concelho e Campo Grande.

Reabilitação de vários edifícios circundantes à Praça

Com esse propósito, a Câmara de Lisboa aprovou ontem a contratação da empreitada de “reabilitação do conjunto edificado da Praça do Município n.ºs 25 a 30 e Calçada de S. Francisco 4; Praça do Município 31 a 38 – torneja Largo de S. Julião 1 a 7, e Largo de S. Julião 8 a 14, com recurso a procedimento de concurso público”.

De acordo com a proposta, à qual a agência Lusa teve acesso, estes edifícios foram adquiridos pelo município em 2015 e 2016. O custo da empreitada deverá rondar, no máximo, os 13 milhões de euros e o prazo para conclusão dos trabalhos são 720 dias (cerca de dois anos).

Lusa/DI