Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Linha Circular do Metro de Lisboa recebe três propostas para segunda obra de expansão

 

Linha Circular do Metro de Lisboa recebe três propostas para segunda obra de expansão

 

Linha Circular do Metro de Lisboa recebe três propostas para segunda obra de expansão

22 de junho de 2020

O Metropolitano de Lisboa recebeu três propostas para a execução dos toscos entre a estação de Santos e o término da estação do Cais do Sodré, no âmbito da nova linha circular, anunciou hoje a empresa.

A informação de que foram entregues três propostas para executar esta empreitada, a segunda da expansão da rede metropolitana, foi adiantada em comunicado.

O concurso foi lançado em Março, com um preço base de 90 milhões de euros, “devendo os trabalhos a realizar prever as funcionalidades e as condicionantes próprias de uma construção em ambiente urbano, mantendo a rede do metropolitano em exploração, sem suspensão da circulação rodoviária e pedonal na zona envolvente”.

A empreitada enquadra-se na concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde (Rato/Cais do Sodré), “viabilizando a criação de um anel envolvente na zona central da cidade de Lisboa, tendo por base vários estudos realizados entre 2009 e 2017, que apontaram como prioritário este prolongamento”, refere a nota.

 

210,2 milhões de euros

Em maio, foi assinado o contrato referente à execução dos toscos entre o término da estação do Rato e de Santos, obra adjudicada à empresa ZAGOPE - Construção e Engenharia, S.A, por um valor base de 48,6 milhões de euros.

O Metro destaca ainda que a terceira empreitada, que diz respeito à construção de dois novos viadutos sobre a rua Cipriano Dourado e sobre a Avenida Padre Cruz, na zona do Campo Grande, “aguarda entrega de propostas até 21 de Agosto”.

“O investimento total previsto para esta fase de expansão do Metropolitano de Lisboa é de 210,2 milhões de euros, cofinanciado em 127,2 milhões pelo Fundo Ambiental e em 83 milhões pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos".

Lusa/DI