CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

JJTeixeira junta grandes nomes da arquitectura para homenagear a madeira

14 de junho de 2022

É a maior carpintaria inteligente da Península Ibérica e uma das maiores da Europa. Em pleno aniversário dos seus 45 anos, a marca lança um filme tributo à matéria-prima que alicerça a sua actividade.

A JJTeixeira (JJT) no documentário “Wood Stories”, faz um tributo à arquitectura portuguesa e à madeira, matéria-prima que há mais de quatro décadas a empresa familiar, liderada pelo seu fundador João Teixeira, se dedica, assinando alguns dos projectos emblemáticos em território nacional e internacional.

Realizado pela Building Pictures, o documentário abraça os testemunhos de oito gabinetes de arquitectura portugueses, desdobrando-se em oito capítulos – Memórias, Utilização, Sentidos, Conforto, Sustentabilidade, Tempo, Carpinteiros e Indústria. Aires Mateus, Carrilho da Graça, Correia Ragazzi, Depa, Diogo Aguiar Studio, João Mendes Ribeiro, Menos é Mais e Oitoo partilham a sua visão sobre a carpintaria, enquanto arte complementar do trabalho do arquiteto, enaltecendo a madeira como elemento de conforto, versatilidade e sustentabilidade. 

Segundo Miguel Teixeira, Administrador da JJTeixeira, “em ano de aniversário, decidimos celebrar a paixão que move a família e as centenas de colaboradores que fazem parte do universo JJTeixeira pela madeira. Uma paixão que ganha forma e vivência através da arquitetura e, por isso, este é também um documentário que visa projectar a arquitectura portuguesa contemporânea, com o importante apoio e curadoria da Building Pictures e da sua fundadora Sara Nunes, que tem feito um trabalho extraordinário de promoção deste sector. Queremos com este documentário aliar-nos a essa missão, projectando-o em todo o mundo, através dos nossos canais e acções de promoção internacional”.

Para Sara Nunes, realizadora do filme: “Durante o documentário, lançámos várias perguntas sobre a madeira e identificámos pontos em comum entre os arquitetos. Com esses pontos construímos uma narrativa que coloca todos os arquitetos convidados em diálogo. De capítulo em capítulo, descobrimos que as histórias dos arquitetos são também as histórias de todos nós porque, afinal, – e como o arquiteto João Mendes Ribeiro realça – “não há ninguém que não goste da madeira”.

O projecto conta com o apoio da Ordem dos Arquitectos Sessão Regional Norte, da Faculdade de Arquitectura do Porto e da Casa da Arquitectura.