CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Sunset Studios vai criar em Londres um dos maiores ‘campus’ de filmagens da Europa

10 de agosto de 2021

A Blackstone Real Estate Partners e a Hudson Pacific Properties adquiriram por 120 milhões de libras (141,6 milhões de euros) um terreno de cerca de 37 hectares, a poucos quilómetros a norte do centro de Londres. O objectivo é criar aquele que virá a ser, provavelmente, o maior centro de produção de cinema, televisão e vídeo no continente europeu.

O investimento total previsto ascenderá a mais de 700 milhões de libras e constituirá a primeira expansão da plataforma Sunset Studios fora dos EUA.

Segundo as empresas parceiras no projecto, este poderá criar mais de 4.500 empregos permanentes na região norte de Londres e contribuir anualmente em mais de 350 milhões de euros para a economia local.

A Sunset Studios, na sua apresentação, sublinha que os seus “três locais de Hollywood ... têm sido o lar de muitos dos programas de televisão de maior sucesso e de filmes premiados”. “Hoje, reunimos uma mistura diversificada e única de empresas criativas inovadoras e criadores de conteúdos num ambiente de estúdio independente” - refere .

 

Reino Unido continua a atrair investimento norte-americano

A Blackstone e Hudson Pacific possuem nos EUA uma carteira de imóveis ligados aos audiovisuais que totalizam a mais de 325 mil metros quadrados, incluindo 35 estúdios de som e imagem. Entre os seus arrendatários estão empresas como a Netflix e outros gigantes dos audiovisuais.

James Seppala, responsável pela Blackstone Real Estate Europe, afirma: "Estamos entusiasmados por expandir a nossa parceria com a Hudson Pacific para o Reino Unido, e pretendemos fornecer um estúdio de classe mundial que ajudará a assegurar que o Reino Unido continue a ser um destino principal para a produção de conteúdos a nível mundial. Isto é uma continuação do nosso foco de investimento temático e convicção a longo prazo nos meios de comunicação, entretenimento e criação de conteúdos".

A notícia do investimento teve tanto impacte no Reino Unido que o próprio primeiro-ministro Boris Johnson referiu-se a ele deste modo: “Este investimento é uma excelente notícia para a indústria cinematográfica e televisiva do Reino Unido, bombeando centenas de milhões de libras para a economia local e criando milhares de empregos para a população de Hertfordshire. As indústrias criativas estão no centro dos nossos planos para reconstruir melhor. Este será um centro para as produções britânicas e internacionais, mostrando o talento criado em casa no palco global".