CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Milionários residentes em Espanha olham para Portugal como destino

18 de novembro de 2019

“O acordo entre Pedro Sánchez (PSOE) e Pablo Iglesias (Unidas Podemos) para constituir o próximo governo desencadeou uma avalanche de consultas em consultoria tributária para trazer fortunas para Portugal. Os milionários já estão a estudar a sua eventual transferência para o país vizinho por causa do medo da política fiscal do novo governo”- quem o afirma é hoje o jornal espanhol El Economista. O país português, a apenas 300 quilómetros de Madrid, oferece um visto de ouro a estrangeiros que mudam de residência e desfrutam de segurança jurídica e estabilidade política” - refere a publicação.

Segundo o fiscalista Esaú Alarcón, advogado da Gibernau Asesores ouvido por aquele periódico económico, "Portugal está sendo visto com bons olhos por pessoas com altos rendimentos, porque possui uma espécie do nosso regime “Beckham” [nota: trata-se de um regime especial aplicado no país vizinho a pessoas que por motivos laborais mudem a sua residência fiscal para España], obtendo maiores vantagens fiscais". "Basicamente, (em Portugal) existem menos factores condicionantes e são 10 anos de benefícios fiscais, e não seis como aqui”. Refere o fiscalista Esaú Alarcón ao El Economista.

O testemunho de Alarcón não é único, muitos outros fiscalistas reconheceram na semana àquele periódico que “receberam uma enxurrada de perguntas dos seus clientes para mudar sua residência para o país vizinho”.