CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

Investimento imobiliário mundial em 2019 no patamar dos dois anos anteriores

18 de setembro de 2019

Em 2019, não obstante as incertezas que pairam sob o cenário económico mundial, o investimento imobiliário global deverá atingir 1,54 mil milhões de euros — quem o afirma é a consultora Savills, no seu mais recente estudo “Impacts 2019”.

Segundo o relatório, o valor esperado para este ano situa-se ao mesmo nível do registado em 2017, e um pouco abaixo do atingido em 2018, volume histórico transacionado de sempre: 1,8 mil milhões de dólares (1,63 mil milhões de euros). No 1.º semestre do ano, o investimento alcançado atingiu os 810 mil milhões de dólares 734 MM€), um montante algo menor do atingido em igual período de 2018, que se cifrou em 840 mil milhões.

O estudo da Savills refere que “os fluxos de capital transfronteiriços baixaram 20% face ao período homólogo de 2018”. O maior declínio ocorreu nas saídas de capital da Europa: 26% menos que em 2018, tendo atingido 43,8 mil milhões de dólares (39,7 MM€). No entanto, o estudo enfatiza o facto de se ter registado um aumento de 67% no investimento da Europa na Ásia-Pacífico, região que representa já 6% do total do investimento transfronteiriço europeu.

“A previsão é de que a incerteza económica internacional continue no curto e médio prazos — comentou Sophie Chick, directora da Savills World Research —, o que levou o FMI a reduzir as expectativas de crescimento para a economia global ao longo deste ano e do próximo. Por outro lado, estima-se que as taxas de juros permaneçam baixas e até reduzam em alguns casos, daí que haja muito pouca pressão no mercado para vender. A procura por rentabilidade continua e os retornos comparativamente superiores oferecidos pelo mercado imobiliário mantêm a procura alta” - adianta aquela especialista.