Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Internacional
Em Espanha, Mercadona aposta nas vendas online

 

Em Espanha, Mercadona aposta nas vendas online

 

Em Espanha, Mercadona aposta nas vendas online

31 de maio de 2022

Com 1.632 supermercados na Península Ibérica, o gigante da distribuição Mercadona prepara-se para inaugurar mais sete lojas em Portugal até ao final do ano. Depois de Guimarães, Póvoa do Varzim, será a vez de Setúbal, Montijo, Santarém, Viseu, Caldas da Rainha, Santa Maria da Feira e Oeiras, num montante de investimento que deverá ultrapassar os 150 milhões de euros em Portugal em 2022.

Em Espanha, com uma cobertura muito acentuada no território em número de supermercados, a aposta da Mercadona está na venda online. A empresa acaba de inaugurar o seu quarto armazém de rectaguarda à venda online e espera atingir 2 milhões de encomendas on-line por ano.

O  seu quarto armazém vocacionado exclusivamente para a venda online (que em Espanha apelidem por Colmena-Colmeia), e onde foram investidos mais de 14 milhões de euros. A Colmeia de Alicante junta-se às outras três que a empresa tem em funcionamento noutras cidades, como Valência, em funcionamento desde 2018; Barcelona, desde 2019; e Madrid, desde 2020. Para além destas, haverá uma quinta «colmeia» em Sevilha, que deverá abrir no segundo semestre deste ano.

 

Em 2021, a Mercadona um total de vendas de 27.819 milhões de euros

Todos os clientes nas áreas de entrega dentro do raio de acção das quatro “colmeias” têm acesso ao novo website e app (aplicação) para fazer as suas compras e podem recebê-las das 7:00 às 22:00 de segunda a sábado. Mercadona tem diferentes modelos de vendas baseados na procura de encomendas em cada cidade, embora todos os clientes nestas áreas desfrutem da mesma experiência de compras.

A Mercadona Online é composta por 1.600 pessoas e, na sua maioria, recolhedores e motoristas de entregas. Mais de 45 milhões de euros foram investidos na construção das quatro colmeias já existentes e 15 milhões de euros numa frota de camiões própria. Em 2021, as vendas online representaram já 510 milhões de euros, mais 40% do que em 2020.

Em 2021, a empresa obreve um total de vendas de 27.819 milhões de euros. Deste total, 415 milhões corresponderam à facturação das suas 29 lojas em Portugal, onde a companhia detém já uma quota de mercado de 3%.