CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 17 de janeiro de 2021
Internacional
Conferência da ONU sobre moradia e cidades sustentáveis em Quito The New Urban Agenda - 02jpg The New Urban Agenda - 03 The New Urban Agenda - 04 The New Urban Agenda - 05 Conferência da ONU sobre moradia e cidades sustentáveis em Quito

Conferência da ONU sobre moradia e cidades sustentáveis em Quito

7 de outubro de 2016

A Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável — Habitat III — que se realiza em Quito, capital do Equador, de 17 a 20 de Outubro, vai reunir mais de 36 mil participantes. O evento conta com a participação de muitos chefes de Estado, especialistas e representantes da sociedade civil e sector privado. O grande objectivo da conferência é o de que os países adoptem oficialmente uma nova agenda urbana, com compromissos sobre inclusão, segurança e preservação dos recursos e paisagens naturais nas cidades.

Entre as propostas do texto, estão estratégias de densificação urbana — distintas das práticas actuais de expansão do perímetro urbano — e de uso misto do solo nos programas de planificação, bem como programas que preservem as paisagens e recursos naturais e garantam que os espaços públicos sejam para todos.

 

População urbana a nível mundial: 54,5%

 

A elaboração do documento foi concluída no passado dia 10 de Setembro,  após um período de dois anos de encontros e reuniões preparatórias. A ideia é garantir que as cidades sejam lugares mais inclusivos, seguros e resilientes.

Três princípios regem a agenda: não deixar ninguém para trás, economias urbanas responsáveis e inclusivas e sustentabilidade ambiental. O acordo prevê que governos, sociedade civil e sector privado assumam compromissos com a sustentabilidade nos centros urbanos.

As actividades da Habitat III incluem oito reuniões plenárias, incluindo as de abertura e encerramento, e seis sessões de mesas-redondas com participação de chefes de Estado e de Governo. Também estão previstos debates, encontros com especialistas, oficinas de capacitação e eventos culturais.

Fonte: Nações Unidas

PUB
TURISMO
Receitas do turismo com quebras de 80% em Novembro
15 de janeiro de 2021
ARRENDAMENTO
Candidaturas ao apoio às rendas arrancam em 4 de Fevereiro
15 de janeiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Espanha: aeroportos tiveram quebra média de 72,4% em número de passageiros
14 de janeiro de 2021
PUB