CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

3.ª Iberian REIT Conference tem lugar em Madrid

20 de janeiro de 2020

Investidores reúnem-se em evento ibérico para analisar arranque das SIGI e futuro das SOCIMI. O investimento responsável é outro dos temas em discussão

A 3ª edição deste evento realiza-se no próximo dia 11 de Fevereiro e conta com a participação dos principais investidores e REITs activos em Portugal e Espanha

Pelo terceiro ano consecutivo, a capital espanhola vai receber os principais players do mercado imobiliário cotado na Ibéria. A Iberian REIT Conference terá lugar no dia 11 de Fevereiro, sendo uma co-organização da European Public Real Estate Association (EPRA) e da plataforma Iberian Property. O encontro permitirá conhecer, por um lado, como arrancou o regime REIT em Portugal (as chamadas SIGIs) e, por outro lado, antecipar o impacto das mudanças fiscais e legais que se prevêm para o regime REIT em Espanha, as chamadas SOCIMIs.

Segundo explicou o CEO da EPRA, Dominique Moerenhout, que estará presente na conferência, "o mercado ibérico é um dos mais dinâmicos da Europa e gera um enorme interesse entre os investidores, pelo que este encontro anual de análise das suas perspectivas e oportunidades é já uma referência para todos os que consideram aqui investir e comprometer-se a longo-prazo com o desenvolvimento do sector".

O mercado ibérico de REITs é actualmente uma indústria a dois ritmos completamente distintos. Em Portugal, as SIGIs entraram em vigor apenas na segunda metade de 2019, encontrando-se constituída a primeira entidade, pela mão da Sonae Sierra e do Bankinter (a ORES Portugal), e estando também já a cotar na Bolsa de Lisboa, através de um processo de dual listing, a socimi Merlin Properties. Já em Espanha, as SOCIMIs são uma realidade consolidada e uma indústria com forte expressão no panorama europeu. Atravessam, agora, contudo, novos desafios, com a intenção já anunciada do Governo de Espanha em introduzir alterações fiscais e de regulação a este regime. O sector mostra-se agora preocupado em perder atractividade num contexto europeu de elevada competitividade.