CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

 

Proptech Tiko financia-se no mercado obrigacionista português

12 de abril de 2022

Com um plano de crescimento ambicioso, o iBuyer espanhol Tiko, que chegou ao nosso país no final do ano passado, já está a emitir obrigações em bolsas internacionais como a INTERBOLSA Portugal e a MTF Viena. Com este movimento estratégico, a Tiko demonstra que a inovação vai para além do desenvolvimento tecnológico e que o financiamento inicial já não é apenas equivalente a capital de risco ou empréstimos bancários.

Investimento em startups (fonte Crunchbase)

Nos últimos anos, o panorama das startups tem vindo a registar uma forte actividade financeira. Em 2012 menos de 59 mil milhões de dólares foram investidos globalmente, mas em 2021 este investimento alcançou os 643 mil milhões de dólares, um valor dez vezes superior.

Na Europa o financiamento de startups registou um aumento sem precedentes. Ao longo de 2021 foram investidos mais de 116 mil milhões de dólares, o que traduz um aumento de 159% em comparação com os 45 mil milhões de dólares investidos no ano anterior.

Em linha com o resto do mundo, Espanha registou o melhor investimento em startups em 2021. Um dado que confirma que o ecossistema espanhol de startups está perfeitamente equilibrado e em perfeitas condições para continuar a crescer. No último ano, foram fechadas 409 operações de investimento, num total que rondou os 4,3 mil milhões de euros, de acordo com o Observatório do Ecossistema de Startups em Espanha da Fundação Bankinter.

Novas formas de financiamento

As startups precisam de continuar a inovar, não apenas em tecnologia e processo, mas também em financiamento. É por isso que empresas como a Tiko têm visto a emissão de obrigações como uma nova forma de atrair investidores. “Há muito apetite, por parte de diferentes tipos de investidores, pelo nosso modelo de negócio; através da emissão de obrigações conseguimos adaptar-nos às necessidades de um maior número de investidores”, diz Sina Afra, CEO da Tiko, relativamente à emissão das suas obrigações nas bolsas de Portugal e Viena.

https://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/ImoEmpreendedor/Mercado-imobiliario-de-Lisboa-foi-o-escolhido-pela-Proptech-espanhola-Tiko-para-iniciar-a-expansao-internacional