CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Grupo norte-americano BorgWarner constrói nova unidade em Viana do Castelo

11 de outubro de 2021

É hoje lançada a primeira pedra da nova unidade industrial em Portugal da BorgWarner, grupo norte-americano especialista na produção de componentes para a indústria automóvel.

A nova fábrica da Borgwarner, a ser construída no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, terá uma localização próxima à unidade do grupo já existente no mesmo parque. A Garcia Garcia, construtora especializada no design and build, foi a escolhida para a execução do projecto.

Será um edifício industrial com cerca de 17 mil m2, concebido para obtenção da Certificação LEED, um certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o design à manutenção, passando pela construção e operação. A conclusão da empreitada está prevista para 2022 e permitirá criar cerca de 300 novos postos de trabalho na região.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra, que assinala o início dos trabalhos, decorre hoje, contando com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do presidente cessante da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e de Luís Nobre, eleito em Setembro, assim como dos responsáveis da BorgWarner.

A Garcia Garcia volta a associar-se a uma grande multinacional que mantém a sua aposta em Portugal. Em 2014, a BorgWarner confiou à construtora portuguesa o projecto e construção do seu complexo industrial em Viana do Castelo, assinalando um marco para a região. O projecto, na altura reconhecido como de Potencial Interesse Nacional (PIN), permitiu à multinacional norte-americana aumentar a sua capacidade e flexibilidade produtiva em Portugal.

O Grupo BorgWarner é líder mundial em soluções de tecnologia limpa e eficiente para veículos de combustão, híbridos e elétricos. Com fábricas e instalações técnicas em 96 localizações, distribuídas por 24 países, a empresa emprega cerca de 50 mil pessoas. Este grupo norte-americano é um dos maiores produtores mundiais de componentes para a indústria automóvel e tem como foco acelerar rumo à eletrificação, pretendendo proporcionar soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para este mercado, no qual trabalha para as maiores e mais prestigiadas marcas de automóveis. Em Portugal, a BorgWarner emprega cerca de 950 trabalhadores, encontrando-se já a recrutar trabalhadores para esta nova unidade, que deverá iniciar produção em 2023.