Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Governo junta mais 15 imóveis históricos ao Programa REVIVE

 

Governo junta mais 15 imóveis históricos ao Programa REVIVE

25 de julho de 2019

O Governo — através do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, da ministra da Cultura, Graça Fonseca e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho — deu a conhecer hoje a segunda fase do Programa Revive, que integra 15 imóveis históricos a nível nacional. Os referidos imóveis vêm juntar-se assim aos 33 da lista inicial, divulgada em 2016, quando o programa de reabilitação arrancou.

A iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, visa “promover e agilizar os processos de reabilitação e valorização de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afectação a uma actividade económica com finalidade turística, promover o reforço de atractividade dos destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento do turismo nas várias regiões do país, gerar riqueza e postos de trabalho, concorrendo, assim, para a coesão económica e social do território”.

O forte interesse e procura manifestado por parte de empresários nacionais e estrangeiros da hotelaria leva a que o programa se tenha revelado um enorme sucesso e ganho novos parceiros, casos do Ministério da Defesa, possuidor de uma vasto património edificado devoluto, e de muitas autarquias a nível nacional.

Muito embora a 1.ª fase do programa vá só ainda a meio, tendo sido lançados até ao momento apenas 17 concursos, dos quais 9 foram concluídos, com um saldo de 7 atribuições de concessão e dois encerrados por falta de interessados, o Governo decidiu agora juntar ao “pipe-line” da reabilitação do Património Público mais 15 imóveis históricos, sete dos quais no interior do país.

Questionado se o anúncio se prende com o “calendário eleitoral”, o ministro Pedro Siza Vieira argumentou que o REVIVE “está em velocidade de cruzeiro” e que, por isso, há que alimentar a oferta para que potenciais interessados em investir na reabilitação dos imóveis e equipas técnicas envolvidas tenham tempo para preparar dossiers e propostas...

 

Eis a lista dos novos imóveis históricos do REVIVE:

 

01 – Palacete Viscondessa de Santiago do Lobão, (concelho do Porto)

02 – Fortaleza da Juromenha (Alandroal)

03 - Mosteiro de S. José (Évora)

04 – Forte Velho do Outão (Setúbal)

05 – Casa do Outeiro (Paredes de Coura)

06 – Castelo de Almada (Almada)

07 - Fortaleza da Torre Velha (Almada)

08 - Forte da Cadaveira (Cascais)

09 – Quinta do Cabo das Lezírias (Vila Franca de Xira)

10 – Edifício pombalino na Praça do Comércio (Lisboa)

11 – Casa da Igreja (Mondim de Basto)

12 – Quartel das Esquadras (Almeida)

13 – Centro Educativo da Vila Fernando (Elvas)

14 – Casa das Fardas (Estremoz)

15 – Palacete Conde Dias Garcia (S. João da Madeira)