CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Dafundo: Quinta do explorador Roberto Ivens vai abrir ao público

22 de julho de 2021

A Quinta do Cedro, no Dafundo, junto à marginal, com uma residência solarenga onde habitaram e faleceram o Almirante Roberto Ivens e o seu companheiro de aventura Hermenegildo Capelo, grandes exploradores portugueses, vai abrir ao público já no próximo sábado.

“Após mais de uma década de negociações levadas a cabo pelo Município de Oeiras com os vários proprietários, a Quinta do Cedro, um dos mais emblemáticos espaços do Dafundo, vai finalmente abrir as suas portas à população” - refere o comunicado do município de Oeiras que dá conta deste original acordo entre privados e a autarquia mas não refere as contrapartidas que a autarquia teve que dar pela compra do imóvel.

O primeiro elemento que integra a Quinta e que será aberto ao público é uma parte significativa do Jardim, cuja área total é de 5.800,00m2, numa cerimónia que terá lugar no sábado (24 de julho), às 10H30, e que contará com a presença do Presidente do Município, Isaltino Morais.

Numa segunda fase, “ao Jardim juntar-se-ão, após a devida recuperação, mais dois elementos para visitação, lazer e fruição da população, nomeadamente o Palacete e respectivos edifícios anexos, com 1.350,00m2 de área bruta de construção” - informa ainda a autarquia da Costa do Sol. A Quinta do Cedro é imóvel classificado no Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras, como Edifício Representativo dos Conceitos da Tecnologia Construtiva da Época.

 

Quinta chegou a estar à venda por 5,5 milhões de euros

“Esta solução, de conciliar os interesses públicos com os privados, foi acordada entre o Município e os actuais proprietários, após conversações que permitiram convencionar uma solução urbanística que agrega 3 propriedades, das quais 2 contribuem de forma significativa para que se alcançasse de forma equilibrada para os interesses públicos e privados em presença.

A mansão mandada erigir pelo almirante Roberto Ivens dispõe uma área total de 7.483 m2 distribuída por quatro pisos. Conta com um elevador que liga todos os andares, aquecimento central e alarme de intrusão. Chegou a estar à venda por 5,5 milhões de euros no Idealista, mas o anúincio de venda foi retirado a 22/01/2019. Nela viriam a falecer não só o Almirante Roberto Ivens como o o seu companheiro de aventura Hermenegildo Capelo, grandes exploradores portugueses em África, onde para além de muitas façanhas percorreram a viagem de “Angola à Contracosta”, tendo como objectivo essencial “afirmar a presença portuguesa nos territórios explorados e reivindicar os respectivos direitos de soberania”.