CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Construção e imobiliário é um dos sectores com melhor desempenho laboral na pandemia – Hays

21 de julho de 2021

O mercado da Construção e Imobiliário demonstrou um balanço positivo, tendo sido considerado um dos sectores com melhor desempenho no contexto da actual crise sanitária, segundo dados do Guia do Mercado Laboral 2021 (GML) da Hays.

Entre os resultados obtidos neste sector, destaque:

- Forte aposta na digitalização e energias renováveis

- 63% não negociaram o pacote salarial

- 13% foram aumentados e 4% foram promovidos

- 37% recusaram ofertas de emprego

De acordo com a consultora, Portugal continua a ser um dos países mais atractivos para estes investimentos, algo que fortaleceu o sector e o permite ser uma fonte de esperança para a economia nacional, amenizando as consequências sentidas pela pandemia.

Quanto às tendências no sector, João Fonseca, Section Manager na Hays Portugal refere que “a digitalização e a aposta nas energias renováveis foram a grande tendência deste mercado neste último ano e em muito contribuíram para este bom desempenho. O sector começou a investir mais na profissionalização e na digitalização. Simultaneamente, a construção de parques solares e eólicos, influenciou a contratação de engenheiros especializados nestas áreas”.

Dados do Guia revelam ainda que, o ano neste sector foi marcado por obras públicas de grande dimensão e por obras privadas no segmento residencial, cujo o impacto positivo em muito contribuiu para este bom desempenho.

Ainda de acordo com informação disponibilizada no GML 2021, os profissionais deste sector que responderam ao inquérito 63% não negociaram o pacote salarial actual, 13% foram aumentados e 4% foram promovidos em 2020, 37% recusaram ofertas de emprego em 2020 e que 30% estão disponíveis para trabalhar no estrangeiro.

Perspectivas para 2021

Embora tenha sido um dos sectores com melhor desempenho no contexto da crise sanitária, a área da construção e imobiliário enfrenta o novo ano com alguma incerteza. Por um lado, existem novas obras e projectos para desenvolver e, por outro, a situação da pandemia pode atrasar alguns investimentos e financiamentos, trazendo alguma instabilidade às empresas. Ainda assim, João Fonseca explica que “para resistir a uma possível recessão, o ano de 2021 conta com os sectores do imobiliário, construção e investimento público, que têm dado sinais de serem as áreas que melhor estão a sobreviver ao impacto da pandemia”.

Além do segmento residencial, a área industrial também é uma das fortes apostas no investimento imobiliário em 2021. Quanto ao sector público, salienta-se a prioridade dada a obras de vias de comunicação e energias renováveis. Neste panorama, as tendências vão manter-se quanto aos perfis mais requisitados, entre eles Diretor de Obra, Director Comercial e de Marketing e Gestor de Projecto.