CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos para Obras Públicas deste ano batem recorde da última década

23 de setembro de 2020

Até ao final do mês de Agosto, os concursos de obras públicas promovidos atingiram os 3.422 milhões de euros, um montante que se situa 20% acima do registado no período homólogo do ano passado.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, divulgado hoje, estes números mantêm-se em registo positivo, a exemplo do verificado ao longo dos últimos meses, com os concursos de empreitadas abertos e objecto de anúncio em Diário da República ao longo do corrente ano a manterem um volume anual acumulado que se situa em máximos históricos desde o início desta série que remonta a 2010.

O total de contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados ao longos dos primeiros oito meses do ano e objecto de reporte no Portal Base, situou-se nos 1.291 milhões de euros, 7%(2) abaixo do apurado em igual período de 2019, ou seja, mantendo uma evolução similar à verificada no mês anterior.

O Barómetro indica ainda que os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias até final de agosto, totalizaram 292 milhões de euros, menos 5%(2) em termos homólogos. O total de empreitadas de obras públicas objecto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final de agosto, foi de 1.749 milhões de euros, menos 4%(2) que o verificado em 2019.