CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de empreitadas de obras públicas registam quebras há nove meses

29 de dezembro de 2021

Em Novembro, e pelo nono mês consecutivo, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registam quebras, em termos homólogos acumulados, face a 2020.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas, divulgado hoje pela AICCOPN, nos primeiros onze meses deste ano, os procedimentos que foram objeto de abertura de concurso público e respectiva publicação no Diário da República atingiram 3.488 milhões de euros, menos 23%, em termos homólogos face a 2020.

O Barómetro indica ainda que os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos públicos até Novembro atingiram 2.476 milhões de euros, ou seja, 0,3%(2) acima do montante apurado no mesmo período do ano anterior. Esta estabilização no volume de contratos de empreitadas deve-se a um efeito de base já que, em Novembro de 2020 foram celebrados dois contratos relativos à expansão da rede de Metro do Porto, no valor de 288 milhões de euros.

Os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias nos primeiros onze meses do ano atingiram 550 milhões de euros, mais 5%(2) em termos homólogos. No seu conjunto, os contratos de empreitadas celebrados até ao final de Novembro totalizaram 3.321 milhões de euros, mais 0,3%(2) face ao período homólogo.