CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Ciclovias de Mira à Figueira da Foz e da Figueira da Foz a Coimbra

10 de agosto de 2021

A construção dos 83 km de via ciclável que ligarão os municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira foi já consignada a semana passada, o que implica também a edificação de uma nova ponte com via ciclável. Tudo representa um investimento total de mais de seis milhões de euros.

A obra integra a rota europeia da Costa Atlântica e tem um prazo de execução de 18 meses. Consta de 83 quilómetros (km) entre o sul do concelho da Figueira da Foz e o norte do município de Mira, atravessando, pelo litoral, o município contíguo de Cantanhede e passando por locais como o Museu Etnográfico da Praia de Mira, as Matas Nacionais e as lagoas aí existentes, o Cabo Mondego, estuário do Mondego ou o Mosteiro de Seiça, entre outros.

Fora desta empreitada está a nova ponte sobre o rio Mondego, a leste da Figueira da Foz, entre as freguesias de Vila Verde, na margem direita, e Alqueidão, na margem esquerda, com uma faixa de rodagem para automóveis e via ciclável e pedonal, cujo concurso será lançado este mês, num investimento de mais de quatro milhões de euros. A nova ponte, com um prazo de copnstrução também de 18 meses, tem um ucsto estimado de 4 milhões de euros.

Para além do piso recuperado das estradas florestais, a nova via ciclável terá troços “compactados” (em terra batida) e outros pavimentados, e, “além da componente funcional, tem uma forte componente turística”.

Também recentemente os municípios de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz assinaram um contrato para a Comunidade Intermunicipal avançar com a Ciclovia do Mondego, numa intervenção de 3,5 milhões de euros há muito esperada pela região. A ciclovia terá 46 quilómetros, estando alguns troços já concluídos.

Toda a Informação sobre ciclovias em Portugal: https://www.ciclovia.pt/index.html