CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Câmara de Oeiras vai ter nova sede e um Fórum Municipal

23 de junho de 2021

Oeiras vai receber um novo edifício sede da autarquia, central e emblemático, num investimento para a construção de cerca de 45 milhões de euros. Este novo Fórum terá uma dimensão total de aproximadamente 45.500 metros quadrados.

A obra já arrancou, com o lançamento da 1ª pedra no dia 7 de junho, e a Tecnoplano, empresa portuguesa de consultoria e gestão de projetos de engenharia, é a responsável pela gestão da construção durante a fase da Empreitada, pelo reporte periódico de progresso ao cliente (Câmara Municipal de Oeiras), e ainda pelo controlo e monitorização da programação de tempo, recursos e custos, daquele que será o futuro Fórum Municipal.

O novo edifício pretende constituir-se como paradigma de um edifício central e emblemático das eminentes preocupações sociais, ambientais e também económicas do Município de Oeiras. A torre de 15 pisos será subdividida em dois volumes distintos, dispostos na vertical: um corpo inferior com quatro pisos, de acesso público e contendo as funções de atendimento e de representação municipal; e um volume superior com os restantes onze pisos, de acesso condicionado, destinados aos serviços e Executivo camarário. De referir que o edifício dispõe de três pisos inferiores para estacionamento automóvel, com 741 lugares de estacionamento.

O novo Fórum - que permitirá melhorias consideráveis nas condições de atendimento ao público e funcionamento dos serviços, bem como uma redução dos seus custos operacionais – vai incorporar todos os serviços municipais e envolverá, no total, cerca de 800 postos de trabalho fixos para funcionários e colaboradores municipais, bem como diversos equipamentos centrais de apoio, como refeitório e cozinha. A relocalização de profissionais e serviços vem permitir desocupar edifícios centrais do município, dos quais fazem parte o Complexo do Palácio do Marquês de Pombal e o Edifício Atrium.

De acordo com Bernardo Matos de Pinho, presidente do conselho de administração da Tecnoplano, “este será um marco de inovação e progresso, que vem garantir uma nova vida e centralidade ao município de Oeiras, minimizando algumas das suas barreiras estruturais, principalmente ao nível de tráfego urbano e sistemas locais de transportes públicos. Ao assumirmos a gestão e coordenação de um Projecto como este, recorrendo ao formato BIM (Building Information Modeling), reiteramos o nosso compromisso na contribuição para um sector da construção mais moderno e virado para a Indústria 4.0, e consequentemente garantindo a melhor qualidade e eficiência ao longo da sua construção. Com este novo equipamento contamos contribuir para aumentar a notoriedade e atractividade desta zona urbana”.

E acrescenta: “ao longo deste processo, cuja conclusão está prevista para a primavera de 2023, vai ser possível contar com o apoio e know-how de uma empresa que conta já com mais de 1.100 contratos que correspondem a cerca de 28 mil milhões de Euros em empreitadas sob gestão.”

O projecto, desenhado pela Sua Kay Arquitectos e cuja construção será realizada em consórcio pela Acciona-Tecnovia, vai ainda contemplar espaços exteriores integrados com a envolvente, em particular com o Parque dos Poetas, importante espaço lúdico do concelho.