CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Azeitão tem um novo parque verde de 4 hectares

24 de setembro de 2021

A Vila Nogueira de Azeitão conta a partir de agora com um novo parque: o Azeitão Bacalhôa Parque II, designação da nova área de lazer que dá continuidade ao parque anteriormente construído. Aquilo que antigamente era uma estrada em direcção a Setúbal ladeada de casas de um lado e outro da rodovia é agora um espaço muito mais humanizado com valências lúdicas, pedagógicas e recreativas. O parque conta com mais quatro hectares dedicados ao lazer e equipamentos direccionados, sobretudo, para a comunidade juvenil.

Um skate parque, um court de street basket e um slide são alguns dos novos equipamentos.

Os cerca de quatro hectares de zona verde surgem na continuidade da fase I do Azeitão Bacalhôa Parque, inaugurada há dez anos, e que inclui também uma bacia de retenção de águas, destinada a reforçar as condições de segurança em caso de ocorrência de precipitação extrema.

Percursos pedonais pavimentados e em terra compactada ondulantes, numa extensão com cerca de um quilómetro, zonas de estada, áreas ajardinadas com arbustos e árvores, incluindo oliveiras ancestrais, integram o cenário do ampliado parque azeitonense, ladeado a nascente pela Estrada Nacional 10.

O equipamento possui ainda um parque de merendas “com grandes zonas de ensombramento, travessias a unir a malha urbana e duas pontes que ligam zonas que antigamente estavam completamente cortadas e agora fazem ligação ao parque.

O parque, com mais de seiscentos metros de comprimento, está vedado com uma cerca em madeira, dispõe de parqueamentos para bicicletas, equipamentos geriátricos, mobiliário urbano e iluminação com tecnologia LED.

 

Uma freguesia com crescimento da população

Mais do que o conjunto de valências disponibilizado, a execução do Azeitão Bacalhôa Parque II promoveu “uma importante reabilitação de um espaço descaracterizado e sem utilidade”, frisou a presidente da Junta de freguesia de Azeitão, Celestina Neves., para assinalar que, com estes dois parques, “é possível fazer um passeio com conforto entre Brejos de Azeitão e Vila Nogueira”.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou que este é “mais um grande trabalho do Poder Local, que transformou um espaço abandonado, num parque em que apetece estar”, ao destacar, depois, o trabalho da junta local, “uma força motriz no desenvolvimento do território”.

Nesta matéria, a autarca vincou que este é “um investimento na qualidade de vida das pessoas e que atrai as pessoas, como atestam as mais recentes estatísticas dos Censos 2021, que mostram que esta foi a freguesia do concelho de Setúbal que maior crescimento populacional registou nos últimos dez anos”.