CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Arranca projecto do EXEO Office Campus, no Parque das Nações, num investimento de 190 milhões

6 de março de 2020

A Avenue começou a construção do seu projecto de escritórios em Lisboa, o EXEO Office Campus, no Parque das Nações, com a conclusão prevista do primeiro edifício no 2º semestre de 2021.

O EXEO envolve um investimento global de 190 milhões de euros e, numa primeira fase, de 150 milhões de euros. Terá, além dos 70 mil m2 de escritórios, a maior zona aberta ao público de Lisboa desenvolvida por privados, com 13 mil m2 de jardins, numa área total de intervenção de 45 mil m2.

O EXEO deu início à primeira fase do projecto que abrange a execução das infraestruturas do loteamento e a construção do primeiro e maior edifício, o Lumnia, com 8 pisos e cerca de 30 mil m2 de área bruta de construção. Após um ano, seguir-se-ão o Aura, um edifício com 11 pisos e cerca de 17 mil m2 e o Echo com, aproximadamente, 21 mil m2 e 7 pisos.

Para Aniceto Viegas, director geral da Avenue, o EXEO Office Campus vem responder às necessidades dos tempos actuais e às novas formas de trabalhar. "Lisboa precisava desta solução porque não tem resposta para a procura existente e para os novos conceitos de trabalho que estão a conquistar as empresas. O espírito colaborativo do co-working e conceitos mais pioneiros como o free standing, fazem com que a oferta no segmento de escritórios tenha de se adaptar e dar uma resposta eficaz e flexível a essa necessidade".

Segundo estudos de mercado recentes, no final de 2019 a taxa de desocupação de escritórios era de apenas 5%. A falta generalizada de espaços disponíveis para escritórios tem limitado o crescimento do mercado que apresenta necessidades actuais na ordem dos 200 mil m2. Na zona do Parque das Nações verifica-se que a oferta é especialmente residual. Neste momento, o Lumnia é o único edifício de escritórios que está em construção em Lisboa (excluindo o corredor Oeste) e que ficará concluído em 2021.

Além da centralidade e acessibilidade do EXEO, com várias soluções de transportes a menos de 5 minutos a pé (metro, autocarros ou comboio) e da proximidade ao aeroporto, para Aniceto Viegas "foi essencial que a sustentabilidade tomasse um lugar de destaque neste projecto". O Campus é "atravessado por espaços verdes e praças, abertos à comunidade, com uma vasta oferta de serviços de apoio e áreas comerciais.  Os edifícios do campus serão equipados com 176 bike stations e de quase 700 lugares de estacionamento automóvel, 30% têm possibilidade de carregamento eléctrico rápido." O reduzido impacto ambiental do empreendimento tem como objetivo a certificação LEED Gold, símbolo global de excelência em sustentabilidade, e a obtenção de certificação energética A.

"Workplaces made for living": novas formas de trabalho

O EXEO é um espaço sem precedentes, em Lisboa, que vem introduzir um novo conceito de trabalho e bem-estar, com uma visão integrada de trabalho tanto no interior como no exterior. Com o projecto de arquitectura da autoria do gabinete Risco (masterplan e edifício Lumnia) e da BroadwayMaylan (edifícios Aura e Echo), este complexo vem dar resposta à procura por escritórios que potenciem a flexibilidade dos espaços de trabalho.

Num só campus, encontra-se soluções para todos os tipos de negócio, desde empresas de maiores dimensões, mais convencionais, a empresas com modelos mais flexíveis e pequenas start-ups em espaços de co-working. O objectivo deste hub empresarial é o de estimular o bem-estar no trabalho, com "locais de trabalho feitos para viver". As infraestruturas on-site, como mercados, restaurantes, cafés e serviços de apoio,bike stations e balneários, promovem um trabalho ágil, prático e mais flexível, focado nas Pessoas.

Os espaços interiores fluídos e dinâmicos, com vistas e luminosidade naturais, os jardins, os terraços, os pátios interiores e as praças são uma extensão natural do espaço interior, promovem um estilo de vida mais saudável e também permitem dinamizar o próprio hub empresarial que conta com estas workstationsexteriores como parte integrante dos espaços de trabalho.