CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Foto DR

Foto DR

Açores: antigo Edifício Solmar na ilha de São Miguel acolhe loja Pingo Doce

24 de outubro de 2022

O antigo edifício Solmar, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, acolhe agora uma loja Pingo Dode depois de profunda reabilitação. De salientar na obra a utilização em profundidade de panéis de fachada da marca norueguesa Steni.

A reabilitação do espaço, que se encontrava bastante degradado e foi alvo de uma profunda intervenção com vista à sua renovação e adequação à actividade do grupo de distribuição português, foi promovida pela Finançor e teve projecto assinado pelo arquitecto Óscar Catarino, da Box Arquitectos.


Foto DR


“Para além dos aspectos formais, relacionados com a própria arquitectura, as texturas oferecidas pela gama Steni Colour / Nature foram uma das principais razões na base desta escolha, pois permitiram destacar o edifício numa posição diferenciada na paisagem, contribuindo para lhe conferir uma personalidade própria e distinta”,  explica o arquitecto Óscar Catarino, sublinhando que “o facto de terem combinações quase ilimitadas é uma mais valia, pois confere-nos a capacidade criativa de formalizar um desenho de fachada de acordo com o método do atelier”.

Caracterizada pela facilidade de instalação, durabilidade de baixo custo, facilidade de limpeza, resistência ao impacto e, cada vez mais importante, pela reduzida pegada de carbono, as gamas Steni Colour e Steni Nature foram a solução escolhida para o projecto.

Do ponto de vista técnico, “surpreendeu-nos o bom resultado da aplicação  dos  painéis Steni Nature / Colour em fachadas muito extensas e deformadas, como era o caso do edifício existente, e a rapidez de execução apoiada nas caraterísticas dimensionais dos painéis, em que o binómio peso / dimensão é muito favorável às exigências da construção moderna” – refere o arquitecto Óscar Catarino.