CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

ASAVAL promove formação em avaliação de prédios rústicos

9 de maio de 2023

A ASAVAL - Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal vai promover nova formação sob o tema: avaliação de prédios rústicos. Esta formação decorrerá num misto de horário laboral (três tardes de 6ª feira) e pós-laboral (duas manhãs de sábado), com sessões presenciais que vão decorrer na Sala 7 da Associação Industrial Portuguesa (AIP), na Praça das Indústrias, em Lisboa, durante os meses de maio e (início de) junho. A conduzir a formação estará a Eng.ª Cristina Domingues Castel-Branco.

Entre outros temas a formação vai abordar os seguintes conceitos: Prédios Rústicos e Mistos, Metodologias de Avaliação, Inspeções ao Local, Documentação a Solicitar, Relatório de Avaliação em compliance com as EVS 2020 (TEGOVA) e com a Lei 153/2015 de 14 de Setembro, Condicionantes de Valor, Pressupostos de Avaliação. No fim haverá uma sessão exclusivamente dedicada à realização de exercícios práticos.

De acordo com Paulo Barros Trindade, Presidente da ASAVAL, “este é um tema muito desafiante para o avaliador, pela diversidade de variáveis envolvidas no processo de avaliação - a localização, o tipo de solo, os edifícios e benfeitorias existentes, a disponibilidade de água, os tipos de culturas e frequência das mesmas durante o ano, clima da região, expectativas do mercado sobre o interesse do prédio rústico, etc. Dada a importância que o Agronegócio assumiu sobretudo nos últimos 10 anos, entendemos que este é um tipo de formação fundamental para qualquer avaliador que já realize este tipo de avaliações ou que pretenda alargar o espetro de imóveis que avalia”.