CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CMS

Exposição de maquetas - Foto CMS

50 anos do 25 de Abril: Azeitão vai ter estátua no Parque da Bacalhôa

15 de maio de 2023

A Vila Nogueira de Azeitão, no concelho de Setúbal, vai inaugurar no 25 de Abril de 2024 uma estátua alusiva ao 50.º aniversário da Revolução dos Cravos.

Uma exposição das maquetas do concurso “Dia da Liberdade” foi inaugurada na Biblioteca de Azeitão, numa iniciativa que anunciou a escultura vencedora.

A mostra resulta de um projecto da Junta de Freguesia de Azeitão, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que desafiou os artistas plásticos portugueses a criar uma peça escultórica que evoque a memória da Revolução do 25 de Abril de 1974.


Parque da Bacalhôa - Foto CMS


A escolha do júri, composto pela presidente da junta, Sónia Paulo, pela escultora Luísa Perienes e por Graciete Vaz, representante da comunidade azeitonense eleita pelas várias forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia, recaiu sobre a peça “A Revolução do 25 de Abril”, concebida por Pedro Silva.

A escultura, em chapa, de cor vermelha e em forma de ave com um cravo numa das asas e palavras de ordem usadas pela população na altura da revolução, ficará em destaque no Parque da Bacalhôa.


Parque da Bacalhôa - Foto CMS


Com cerca de quatro hectares de zona verde, o parque possui uma vasta gama de equipamentos direccionados, sobretudo, para a comunidade juvenil, como um skate parque, um court de street basket e um slide. Percursos pedonais pavimentados e em terra compactada ondulantes, numa extensão com cerca de um quilómetro, zonas de estada, áreas ajardinadas com arbustos e árvores, incluindo oliveiras ancestrais, integram o cenário do ampliado parque azeitonense, ladeado a nascente pela Estrada Nacional 10.

Pedro Silva, autor da escultura vencedora, referiu que a peça que idealizou “é um trabalho muito simples, destinado à comunidade” e cuja inspiração reside na forma como vivenciou a Revolução dos Cravos.

As maquetas apresentadas no concurso “Dia da Liberdade” podem ser admiradas na exposição patente até 1 de Junho na Biblioteca de Azeitão.