CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

DR

DR

25 milhões de euros para renovar o Estádio Nacional

26 de janeiro de 2024

Inaugurado a 10 de junho de 1944, o Estádio Nacional, no Jamor, era, há época, uma obra de regime, um bilhete postal com uma grandiosidade e modernidade que não traduziam o real estado do país e o seu desenvolvimento desportivo. Volvidos 80 anos, vai sofrer uma renovação importante que há muito se tornava imprescindível.

O concurso desenvolvido em duas fases para a elaboração do projecto de reabilitação é promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e conta com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos (OA-SRLVT) e a consultoria da Tecnoplano.As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 07 de Março, segundo refere a ‘encomenda’ publicada no sítio da Ordem dos Arquitectos.

A reabilitação do Estádio Nacional visa modernizar o espaço desportivo e envolvente, para possibilitar a prática e a utilização pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelas Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Federação Portuguesa de Rugby (FPR) e Federação Portuguesa de Futebol (FPF), designadamente em eventos desportivos nacionais e internacionais, tendo em conta a integridade do imóvel.



DR


Segundo referew o concurso, “As instalações a reabilitar, reorganizar e construir pretendem assegurar, em condições próximas das melhores práticas, o treino e competições nacionais e internacionais das seleções nacionais e a formação de quadros e praticantes, permitindo, ainda, centralizar as diversas atividades das federações, conferindo-lhes uma maior eficácia nas suas missões”.

O concurso estabelece, numa primra fase, a apresentação de candidaturas e a qualificação dos candidatros; numa segunda fase, a “apresentação, análise e selecção dos trabalhos de concepção”, sujeita a anonimato e limitada aos concorrentes qualificados na 1ª fase. Os projectos serão seleccionados por um júri idóneo com representantes de cada uma das entidades envolvidas e ainda do município de Oeiras e do Instituto do Património Cultural.

As áreas que serão alvo de intervenção são várias e dispersas: desde logo, a recepção do Estádio Nacional, os balneários, a sala de imprensa e auditório, o túnel de acesso ao campo e o ginásio, a área desportiva propriamente dita e as torres de iluminação; as bancadas e a cobertura do estádio, etc.