CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia quer reduzir 30% do consumo energético na indústria até 2030

10 de julho de 2023

A meta definida pelo Município é de reduzir 30% do consumo de energia na indústria face aos actuais 49%, distribuídos pelas mais de 30 zonas industriais existentes.

“Roteiro das Comunidades de Energia” é o tema da conferência promovida pela Inovagaia, a 11 de Julho pelas 14h30, com o objectivo de reunir empresas e decisores para abordar a descarbonização da economia. A meta definida pelo Município é de reduzir 30% do consumo de energia na indústria face aos actuais 49%, distribuídos pelas mais de 30 zonas industriais existentes.

Luís Castanheira, CEO da Mota Engil Renewing, é keynote speaker convidado para a sessão que integra uma mesa-redonda que reúne Bruno Veloso, Presidente da ADENE, João Bernardo, Director-Geral na Direcção Geral de Energia, e António Castro, Presidente da Inovagaia. Com moderação de Daniel Catalão, a sessão destina-se a fazer um diagnóstico de Vila Nova de Gaia do ponto de vista da descarbonização em diálogo com as empresas.

Para o Presidente da Inovagaia, “este é um momento para assumirmos um compromisso colectivo para uma redução significativa dos consumos no Município, pois vamos juntar especialistas e empresas, sendo todos intervenientes nacionais e locais no sector. E este é um processo que deve ser participativo para fazer a diferença, pois a comunidade industrial deve estar sensibilizada para a necessidade de, em conjunto, contribuir para estas metas de descarbonização da nossa cidade e da nossa região”, destaca António Miguel Castro.

Com o objectivo de fomentar a criação de comunidades de trabalho conjunto, a Inovagaia reforça a necessidade urgente de apostar em novas soluções que reduzam os consumos e os custos energéticos para as empresas, promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade social como motor de desenvolvimento e de afirmação.